Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Ex-docente rejeita afastar-se de escola após demissão e pode ser multado

Em causa está um caso que remonta a agosto, quando o professor se recusou a usar os pronomes de uma aluna transgénero. Foi aberto um inquérito e o professor suspenso, e dias depois o homem foi preso por não cumprir uma ordem judicial de afastamento.

Ex-docente rejeita afastar-se de escola após demissão e pode ser multado
Notícias ao Minuto

22:44 - 26/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Irlanda

Um professor que foi suspenso das suas funções em setembro, no condado de  Westmeath, na Irlanda, rejeita afastar-se das proximidades da escola onde leccionava, e poderá vir a ser multado por isso.

De acordo com a BBC, a demissão de Enoch Burke aconteceu na semana passada, e desde aí que o homem já se aproximou da escola, um internato ligado à Igreja irlandesa, pelo menos, três vezes. 

Segundo a mesma fonte, se a ordem de restrição que lhe foi imposta não for cumprida a partir de sexta-feira, 27 de janeiro, o antigo docente começará a pagar 700 euros diários.

O caso remonta a setembro, quando Burke foi detido após não cumprir a ordem de restrição, que decorreu de um processo disciplinar instaurado. O homem ficou detido cerca de quatro meses, e foi libertado.

Tudo aconteceu porque o ex-professor se recusou, em agosto, a tratar uma aluna transgénero pelos pronomes que esta escolheu. O estabelecimento de ensino instaurou o processo, suspendendo-o das suas funções, e levando a cabo uma ordem judicial enquanto o inquérito decorria.

De acordo com Burke, este referia que a sua "consciência" não o permitiu "chamar um rapaz de rapariga". O responsável alegou também que este pedido ia "contra a sua crença cristã".

As autoridades vão rever a situação no próximo mês, mas alertaram que a multa pode aumentar caso o homem não cumpra a ordem judicial ainda em vigor.

Leia Também: Mulher faz tatuagem e só depois descobre o significado. "Cometi um erro"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório