Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Jovem condenado a 45 anos por usar Grindr para atacar homens homossexuais

A aplicação de encontros tem sido usado por várias pessoas para atacar a comunidade LGBTI+, especialmente adolescentes gays.

Jovem condenado a 45 anos por usar Grindr para atacar homens homossexuais
Notícias ao Minuto

21:13 - 26/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Um jovem norte-americano foi condenado na quarta-feira a 45 anos de prisão por raptar e tentar assassinar um adolescente homossexual, além de ter planeado uma série de homicídios direcionados à comunidade LGBTI+, com recurso à aplicação de encontros Grindr.

Chance Seneca, de 21 anos, natural do estado do Louisiana, confessou em setembro que organizou um esquema, no qual planeou encontrar-se com jovens gays através do Grindr e, depois, matá-los e desmembrá-los.

A sentença pesada deve-se ao facto de os crimes de que foi acusado se tratarem de crimes de ódio, com o objetivo explícito de magoar a comunidade homossexual.

Citado pela NBC News, o Departamento de Justiça disse que Seneca passou meses a "desenhar um esquema de homicídio e rapto que imitou os assassinatos de homens homossexuais cometidos pelo conhecido homicida em série, Jeffrey Dahmer".

Em junho de 2020, após a sua detenção, Seneca admitiu às autoridades que tencionava matar Holden White, um adolescente de 18 anos que foi atacado pelo condenado após corresponderem no Grindr, "com o objetivo de satisfazer os seus desejos homicidas".

White conseguiria sobreviver ao ataque, mas ficou em coma durante três dias.

O jovem condenado também foi acusado de raptar outro homem e de alegadamente ter conseguido raptar uma terceira vítima. Seneca admitiu que planeava matar jovens homossexuais até ser apanhado ou até suicidar-se.

Após a condenação, Kristen Clarke, uma procuradora do departamento de direitos humanos do Departamento de Justiça, declarou que "os factos deste caso são verdadeiramente chocantes", já que "a decisão do arguido de atacar especificamente homens gays são um lembrete assustador dos perigos únicos que a comunidade LGBTI+ enfrenta hoje".

"A internet devia ser acessível e segura para todos os norte-americanos, independentemente do seu género e da sua orientação sexual", reiterou Clarke, em comunicado.

Na quarta-feira, Holden White reagiu à condenação, publicando uma mensagem no Facebook que dizia, simplesmente: "45 anos".

O Grindr, uma aplicação de encontros usada maioritariamente por homens homossexuais para encontros românticos ou sexuais, tem sido também utilizada por criminosos homofóbicos como uma ferramenta para atrair as suas vítimas. Por exemplo, em 2016, um britânico foi condenado a prisão perpétua por drogar, violar e matar quatro homens que conheceu através da 'app'.

Já no Egito, é conhecida a tática do regime ditatorial de Abdel Fattah el-Sisi de usar o Grindr para deter e perseguir homens homossexuais.

Leia Também: Quatro detidos relacionadas com assassínio de ativista dos direitos LGBTI

Recomendados para si

;
Campo obrigatório