Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

"Governantes devem entender responsabilidades", avisa Kyiv

O chefe de gabinete do presidente ucraniano alertou os que escaparem aos deveres em tempo de guerra, deixando claro que a resposta será "rápida".

"Governantes devem entender responsabilidades", avisa Kyiv
Notícias ao Minuto

21:10 - 26/01/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Ucrânia

Depois de uma sequência de demissões no governo ucraniano e em instituições jurídicas do país, por suspeitas de corrupção e de falta de comprometimento com o esforço de guerra, o chefe de gabinete de Volodymyr Zelensky avisou que os governantes que não cumprirem com as suas responsabilidades obterão "uma resposta rápida".

Através do Twitter, Andriy Yermak deixou claro que "todos os governantes devem entender que são responsáveis pelo estado e pela nação, especialmente em tempo de guerra".

Para o chefe de gabinete do presidente ucraniano, "quem se esquecer disso terá uma resposta rápida, independentemente dos seus nomes e posições".

O aviso surge depois de mais de uma dezena de governantes terem sido afastados por várias acusações de corrupção, ligadas ao fornecimento de bens alimentares ao exército.

Este é o primeiro grande caso de corrupção conhecido na Ucrânia desde a invasão russa, iniciada em fevereiro de 2022, e surge num momento em que os aliados ocidentais de Kyiv se preparam para enviar tanques modernos e outras ajudas militares.

Antes da guerra, o país já era regularmente abalado por escândalos de corrupção semelhantes.

Na terça-feira, Volodymyr Zelensky realçou que as remodelações do seu Governo são necessárias para a "aproximação às instituições europeias" e assegurou que vai continuar a "tomar as medidas adequadas".

"Quaisquer questões internas que atrapalhem o Estado estão a ser removidas e continuarão a ser removidas. É justo, é necessário para a nossa defesa e ajuda na nossa aproximação às instituições europeias", sublinhou o chefe de Estado ucraniano no seu discurso noturno diário dirigido à nação.

Na segunda-feira, o Conselho Nacional de Segurança e Defesa proibiu viagens aos responsáveis ucranianos que viajem para fora do país "em férias ou para qualquer outra finalidade não-governamental".

Leia Também: Mais seis responsáveis demitidos em escândalo de corrupção na Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório