Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Reino Unido avisa para atividade de grupo de hackers russos

O grupo Cold River é responsável por alguns ataques no Reino Unido e nos Estados Unidos.

Reino Unido avisa para atividade de grupo de hackers russos
Notícias ao Minuto

17:57 - 26/01/23 por Notícias ao Minuto

Tech Cibersegurança

As autoridades de cibersegurança britânicas apontaram esta quinta-feira o dedo a um grupo de piratas informáticos russos, avisando para o facto de o grupo estar a levar a cabo uma campanha de recolha de informações e dados pessoais que atacou indivíduos com ligações ao governo, à política, à academia, à defesa do pais, à comunicação social e ao ativismo cívico.

Numa recomendação, citada pela Reuters, o Centro Nacional de Cibersegurança (NCSC, na sigla em inglês) alerta que o grupo, denominado Cold River, tem atacado indivíduos com credenciais de alguma importância, fazendo-se passar por outras pessosa com recurso a endereços de e-mail ou perfis de redes sociais falsos.

"Há muitas vezes alguma correspondência entre o atacante e o alvo, às vezes durante um período extenso, à medida que o atacante constrói um relatório", explica a organização britânica.

Depois de recolher todos os dados possíveis, os piratas do Cold River encorajam então que os seus alvos cliquem em links, nos quais são levados por engano a introduzir as suas credenciais de acesso a uma determinada plataforma.

A Reuters acrescenta que o grupo, que também é conhecido pelos nomes 'Callisto' e 'Seaborgium', atacou laboratórios de investigação nuclear nos Estados Unidos, no verão, e um espião britânico em maio.

A NCSC não conectou o grupo de piratas ao Kremlin e a embaixada russa também não comentou a recomendação. Em junho, depois do ataque informático aos laboratórios norte-americanos, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia criticou o caso como propaganda anti-russa.

A atividade de piratas informáticos russos tem vindo a aumentar ao longo da invasão na Ucrânia, atacando especialmente instituições e entidades governativas ocidentais, apesar de o Kremlin negar quaisquer ligações a estes grupos. A Reuters também explica que o grupo Cold River tem intensificado os seus ataques contra Kyiv e contra os aliados da Ucrânia.

Leia Também: Centro de Cibersegurança alerta para ameaças devido à guerra na Ucrânia

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório