Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Nova embaixadora norte-americana chegou a Moscovo

Lynne Tracy irá representar os EUA numa altura de grandes tensões diplomáticas entre Moscovo e Washington D.C, e terá de negociar novas trocas de prisioneiros e uma missão diplomática mais limitada.

Nova embaixadora norte-americana chegou a Moscovo
Notícias ao Minuto

17:53 - 26/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA/Rússia

A nova embaixadora norte-americana na Rússia chegou a Moscovo esta quinta-feira, preparando-se para tomar posse numa altura de enormes tensões diplomáticas entre os dois países, devido à guerra na Ucrânia.

Lynne Tracy foi a diplomata escolhida por Washington D.C. para substituir o embaixador John Sullivan, que se reformou em setembro de 2022.

A embaixada foi liderada temporariamente por Elizabeth Rood, que irá passar para embaixadora do Turquemenistão.

Tracy tem uma longa carreira diplomática, tendo feito parte da missão dos Estados Unidos em Moscovo entre 2014 e 2017. Antes de voltar à Rússia, desta vez para ser embaixadora, Tracy foi embaixadora na Arménia, tendo sido nomeada em 2018 por Donald Trump.

Segundo a Associated Press, citando a embaixada norte-americana, não é sabido quando é que Tracy irá apresentar as suas credenciais.

O Departamento do Estado confirmou à CNN, na terça-feira, que a nova embaixadora já conversou com o homólogo russo nos Estados Unidos, antes de partir para a capital russa.

Lynne Tracy tomará posse numa altura em que as tensões diplomáticas entre Estados Unidos e Rússia voltaram a agravar-se, desta vez com o anúncio de Joe Biden sobre o apoio com tanques M1 Abrams à Ucrânia.

A nova representante dos Estados Unidos terá também pela frente desafios relativos a presos políticos e a vistos de residência, com Moscovo e Washington D.C. a trocaram entre si sanções e limitações às suas respetivas missões diplomáticas.

Apesar de Elizabeth Rood ter liderado temporariamente a embaixada, fê-lo como vice-embaixadora, pelo que Lynne Tracy será então a primeira mulher a representar os Estados Unidos na Rússia.

Leia Também: Lynne M. Tracy é a nova embaixadora norte-americana na Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório