Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Rangel saúda novo governo bósnio e pede reformas para adesão

O eurodeputado português é um dos principais membros do Parlamento Europeu nas relações entre o bloco europeu e os Balcãs.

Rangel saúda novo governo bósnio e pede reformas para adesão

O eurodeputado social-democrata Paulo Rangel, na qualidade de 'rapporteur' do Parlamento Europeu para a Bósnia-Herzegovina, saudou esta quarta-feira a formação de um novo governo bósnio, que foi anunciado três meses depois da realização de eleições legislativas no país.

Através do Twitter, Rangel congratulou o novo executivo do país dos Balcãs. "Ao trabalhar nas reformas rumo a um caminho na União Europeia e integração euro-atlântica, a Bósnia-Herzegovina pode mostrar que ultrapassou obstáculos e bloqueios com estabilidade e consenso".

O eurodeputado do PSD, que faz parte do Partido Popular Europeu (composto pelos partidos democratas-cristãos da União Europeia) é o 'rapporteur' (ou relator) para questões relacionadas com os Balcãs e, especificamente, com a Bósnia-Herzegovina e com o Kosovo, escrevendo relatórios sobre as situações nos países e propondo medidas legislativas relacionadas com estes países.

Esta quarta-feira, o parlamento bósnio aprovou o novo governo do país, três meses depis das eleições, que se realizaram em outubro.

A Bósnia-Herzegovina terá, pela primeira vez, uma mulher à frente dos destinos do país. Borjana Kristo, que é de etnia croata, terá de gerir as reformas estruturais necessárias para que o país integre finalmente a União Europeia - depois de, em dezembro, o bloco europeu ter decidido que a Bósnia e Herzegovina obtivesse o estatuto de país candidato.

Além disso, a Bósnia-Herzegovina continua a ter de lidar com vários problemas étnicos entre sérvios, croatas e bósnios, especialmente numa altura em que o Kremlin continua à procura de influenciar os sérvios na região.

Leia Também: NATO pede que se evitem "retóricas divisionistas" na Bósnia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório