Arquiteto indiano Balkrishna Doshi morre aos 95 anos

O arquiteto Balkrishna Vithaldas Doshi, discípulo de Le Corbusier e primeiro indiano laureado com o prémio Pritzker, em 2018, morreu na terça-feira, aos 95 anos, na Índia, anunciou a família e o comité do galardão internacional.

Notícia

© Getty Images

Lusa
25/01/2023 16:47 ‧ 25/01/2023 por Lusa

Mundo

Óbito

O ateliê Sangath, em Ahmedabad, dirigido por uma das suas netas, que anunciou a morte, dedica-se à conservação e divulgação da sua obra, que teve sobretudo impacto na Índia e no mundo a partir de 1950, destacou o comité do Pritzker, num comunicado a enaltecer o seu trabalho.

Por seu turno, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, também sublinhou a obra de "um arquiteto brilhante e notável construtor de instituições".

Pioneiro da arquitetura modernista e fervoroso defensor da habitação digna para as classes sociais mais pobres, Balkrishna Doshi nunca obteve um diploma oficial da sua profissão, mas formou-se junto do lendário arquiteto francês de origem suíça Le Corbusier (1887-1965), cuja influência foi uma inspiração para toda a vida.

Doshi empenhou-se na criação de um estilo que juntava os cânones do modernismo, as formas locais da arquitetura ancestral, e os modelos de habitação social com materiais duráveis.

Entre os projetos que realizou contam-se conjuntos habitacionais em Aranya e em Indore, e o edifício da escola de gestão e comércio em Bangalore, na Índia.

Leia Também: Morreu aos 91 anos o arquiteto japonês Arata Isozaki

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas