Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Soldados franceses saem do Burkina Faso "dentro de um mês"

A França recebeu na terça-feira o pedido da junta militar no poder no Burkina Faso para retirar as suas tropas e respeitará o prazo de um mês exigido, disse hoje uma porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros francês.

Soldados franceses saem do Burkina Faso "dentro de um mês"
Notícias ao Minuto

16:30 - 25/01/23 por Lusa

Mundo Burkina Faso


"Na terça-feira (...) recebemos formalmente a denúncia, por parte do governo burquinabê, do acordo de 2018 relativo ao estatuto das forças francesas presentes neste país. De acordo com os termos do acordo, a denúncia produz efeitos um mês após o recebimento da notificação por escrito. Respeitaremos os termos deste acordo ao dar seguimento a este pedido", disse a porta-voz.

Na passada segunda-feira, o Quai d'Orsay tinha anunciado que aguardava esclarecimentos do Presidente do governo de transição do Burkina Faso sobre o pedido do seu Ministério dos Negócios Estrangeiros para a saída das tropas francesas no prazo de um mês.

"Recebemos a nota verbal [do ministério do Burkina Faso] transmitida à nossa embaixada", disse a porta-voz do Quai d'Orsay, Anne-Claire Legendre, à agência AFP, através de uma declaração escrita.

"Como o Presidente da República [Emmanuel Macron] afirmou ontem [domingo], estamos à espera que o Presidente da transição no Burkina Faso, Ibrahim Traore, esclareça o alcance desta nota", acrescentou.

O porta-voz do governo do Burquina Faso, Jean-Emmanuel Ouédraogo, tinha afirmado, numa entrevista à Radio-Télévision du Burkina (RTB), que o que estava a ser denunciado era "o acordo que permite que as forças francesas estejam presentes no Burkina Faso".

"Isto não é o fim das relações diplomáticas entre o Burkina Faso e a França", disse.

O Burkina Faso acolhe atualmente um contingente de cerca de 400 forças especiais francesas, que integram a Operação Sabre.

Desdobradas no Sahel há 14 anos, o contingente da Operação Sabre é atualmente o maior destacamento militar de forças especiais francesas fora do país.

Baseada perto de Ouagadougou, este contingente operou contra os fundamentalistas islâmicos em toda a faixa sahelo-saariana, mas a sua área de exercício começou a diminuir após a retirada do exército francês em 2022 do Mali.

Criada em 2009, a Força Temporária Sabre foi destacada para responder a uma série de sequestros e um ataque à embaixada francesa na Mauritânia.

O primeiro destacamento foi enviado para a Mauritânia, depois para o Níger e o Burkina Faso para defender os interesses franceses e intervir em caso de tomada de reféns, segundo o jornalista Jean-Marc Tanguy, autor de várias obras das forças especiais francesas, citado pela AFP.

Presente em vários países do Sahel, a força Sabre acabou por se estabelecer na base de Kamboinsin, nos arredores de Ouagadougou.

Depois do Mali e da República Centro-Africana (RCA), em 2022, segue-se agora a retirada de tropas especiais francesas do Burkina Faso.

À semelhança dos outros dois países, o Burkina Faso iniciou a partir do golpe de Estado de setembro de 2022 uma aproximação à Rússia, com Paris a acusar Ouagadougou de ter concluído um acordo com o grupo paramilitar russo Wagner.

Mais de nove anos depois de serem recebidos no Mali como "salvadores" face à atividade armada de movimentos fundamentalistas islâmicos, os soldados franceses concluíram a sua retirada do país em 15 de agosto de 2022.

A retirada foi ordenada em 17 de fevereiro pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, devido à deterioração das relações com a junta militar no poder em Bamaco e perante a crescente hostilidade da opinião pública do Mali.

Cerca de 2.400 soldados franceses estavam estacionados no Mali.

Quatro meses após a retirada do Mali, os últimos 47 soldados franceses destacados na República Centro-Africana deixaram em 15 de dezembro de 2022 o aeroporto de Bangui.

A maior parte dos 130 militares que compunham o contingente havia deixado o país nas semanas anteriores.

Esta retirada foi decidida por Paris em junho de 2021, face ao crescente protagonismo da Wagner no país, em guerra civil desde 2013.

A França considera Bangui "cúmplice" de uma campanha anti-francesa guiada pela Rússia.

Paris acusa os paramilitares russos de cometerem abusos contra a população civil e de terem instaurado um regime de "predação" dos recursos da RCA.

A ex-potência colonial havia destacado em 2013 mais de mil soldados na República Centro-Africana como parte da Operação Sangaris, com luz verde da ONU, para acabar com a violência intercomunitária.

Um total de 1.600 militares franceses integravam a Operação Sangaris, que terminou em 2016.

Leia Também: Ex-ditador da Guiné-Conacri diz ter sido derrubado por uma "conspiração"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório