Polícia moçambicano morto por alegados garimpeiros ilegais

Um agente da polícia moçambicana foi morto e um outro ferido por supostos garimpeiros ilegais no distrito de Mogovolas, em Nampula, no norte de Moçambique, anunciou hoje fonte oficial.

BRAZIL GOLD MINING IN AMAZONIA

© Lusa

Lusa
25/01/2023 15:52 ‧ 25/01/2023 por Lusa

Mundo

Moçambique

Os agentes terão sido atacados no domingo, após serem destacados para uma área rica em pedras semipreciosas para "impedir a atividade ilegal dos garimpeiros".

A área não está concessionada, pelo que "quando os garimpeiros entraram, a força [policial] foi para lá, para impedir o avanço desta atividade ilegal", mas a ação "terminou em tragédia", disse Emanuel Impissa, administrador de Mogovolas, citado pela imprensa local.

Segundo testemunhas, os agentes terão sido atacados com picaretas, após o baleamento de um dos cerca de 300 garimpeiros ilegais.

O porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula, Zacarias Nacute, avançou que foi destacada uma equipa para o distrito para averiguar as circunstâncias do caso.

"Está-se também a trabalhar para a localização e captura de todos os indivíduos que estiveram ligados diretamente a esta situação para que sejam responsabilizados criminalmente", concluiu a polícia.

Leia Também: Moçambique mantém taxa de juro de política monetária em 17,25%

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas