Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Senegal. 2 anos de pena suspensa para donos de autocarros que colidiram

Um tribunal senegalês condenou hoje a uma pena suspensa de dois anos os dois proprietários dos autocarros que colidiram em 8 de janeiro no centro do país, acidente que provocou mais de 40 mortos.

Senegal. 2 anos de pena suspensa para donos de autocarros que colidiram
Notícias ao Minuto

15:29 - 25/01/23 por Lusa

Mundo Senegal

O tribunal de Kaolack (centro) também condenou os dois arguidos ao pagamento de uma multa de 106.000 francos CFA (cerca de 163 euros cada), disse a advogada Abdy Nar Ndiaye.

Durante o julgamento, o procurador tinha pedido dois anos, incluindo um ano de pena efetiva para um dos proprietários e um ano, incluindo seis meses de pena efetiva, para o outro.

Os arguidos, presos em 13 de janeiro, foram acusados de "pôr em perigo a vida dos outros" e de falta de seguro (um deles) e de pneus defeituosos (o outro).

Além disso, alguns dos transportadores, que estão em greve há uma semana para protestar contra cerca de 20 medidas decididas pelo Governo após o acidente de 08 de janeiro, anunciaram que tinham suspendido o seu movimento na quarta-feira, após um pedido do khalifa geral da irmandade Mouride, Serigne Mountakha Mbacké, um guia religioso muito influente neste país, mais de 95% muçulmano.

Os transportadores criticam muitas destas medidas, como a proibição de autocarros e miniautocarros viajarem à noite ou a proibição de importação de pneus usados.

O acidente de 08 de janeiro em Sikilo (centro), causado por um pneu rebentado que provocou a colisão dos dois autocarros, matou 42 pessoas, de acordo com o último relatório. Em 16 de janeiro, um outro acidente no norte do país causou a morte a 22 pessoas.

Os acidentes rodoviários provocam anualmente 700 mortos no Senegal, um país com mais de 17 milhões de habitantes.

Em 2019, o Senegal tinha uma taxa de mortalidade rodoviária de 24 por 100.000 habitantes e a África subsaariana de 27 por 100.000. Na União Europeia essa taxa é de 6 por 100.000, de acordo com dados do Banco Mundial.

Leia Também: Mais de 800 kg de cocaína em navio ao largo da costa do Senegal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório