Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Bangladesh anuncia eleições presidenciais para 19 de fevereiro

A Comissão Eleitoral do Bangladesh anunciou hoje a convocação de eleições presidenciais para 19 de fevereiro, escrutínio que irá escolher o sucessor do atual chefe de Estado, Abdul Hamid, no cargo há quase uma década.

Bangladesh anuncia eleições presidenciais para 19 de fevereiro
Notícias ao Minuto

12:56 - 25/01/23 por Lusa

Mundo Eleições

O órgão eleitoral vai abrir o processo de apresentação de candidaturas a 12 de fevereiro e estas serão submetidas a votação no fim de semana seguinte no parlamento do Bangladesh, disse o diretor da Comissão Eleitoral, Kazi Habibul Awal, numa conferência de imprensa.

O atual mandato de Hamid, membro do partido Liga Awami (no poder), termina em abril. Abdul Hamid assumiu o cargo presidencial em 2013, tendo sido reeleito em 2018.

A Constituição do Bangladesh limita a dois os mandatos presidenciais sucessivos. O cargo presidencial é sobretudo cerimonial e protocolar, com as funções governativas a serem assumidas na prática pelo chefe de Governo.

É espectável que o próximo candidato da Liga Awami, a força política da primeira-ministra do Bangladesh, Sheikh Hasina, seja eleito Presidente devido à ampla maioria que a formação detém no parlamento do país, 288 em 350 assentos parlamentares.

Até ao momento, a Liga Awami não tornou público o nome do seu candidato.

A Liga Awami, com a ajuda dos seus aliados políticos, formou um terceiro Governo consecutivo nas últimas eleições gerais de 2018, processo marcado por acusações de irregularidades massivas durante o ato eleitoral e alegações de fraude eleitoral.

Leia Também: Jovem entra em contentor no Bangladesh e sai na Malásia. Estava a brincar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório