O órgão eleitoral vai abrir o processo de apresentação de candidaturas a 12 de fevereiro e estas serão submetidas a votação no fim de semana seguinte no parlamento do Bangladesh, disse o diretor da Comissão Eleitoral, Kazi Habibul Awal, numa conferência de imprensa.
O atual mandato de Hamid, membro do partido Liga Awami (no poder), termina em abril. Abdul Hamid assumiu o cargo presidencial em 2013, tendo sido reeleito em 2018.
A Constituição do Bangladesh limita a dois os mandatos presidenciais sucessivos. O cargo presidencial é sobretudo cerimonial e protocolar, com as funções governativas a serem assumidas na prática pelo chefe de Governo.
É espectável que o próximo candidato da Liga Awami, a força política da primeira-ministra do Bangladesh, Sheikh Hasina, seja eleito Presidente devido à ampla maioria que a formação detém no parlamento do país, 288 em 350 assentos parlamentares.
Até ao momento, a Liga Awami não tornou público o nome do seu candidato.
A Liga Awami, com a ajuda dos seus aliados políticos, formou um terceiro Governo consecutivo nas últimas eleições gerais de 2018, processo marcado por acusações de irregularidades massivas durante o ato eleitoral e alegações de fraude eleitoral.
Leia Também: Jovem entra em contentor no Bangladesh e sai na Malásia. Estava a brincar