Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Ucrânia saúda decisão alemã de enviar tanques Leopard

A Ucrânia congratulou-se hoje com a decisão da Alemanha de lhe fornecer tanques Leopard e pediu aos aliados ocidentais que continuem a enviar armamento pesado para as suas tropas enfrentarem a Rússia.

Ucrânia saúda decisão alemã de enviar tanques Leopard
Notícias ao Minuto

12:24 - 25/01/23 por Lusa

Mundo Ucrânia

"O primeiro passo foi dado. A Ucrânia precisa de muitos Leopard", disse Andrej Zermak, chefe do gabinete do Presidente Volodymyr Zelensky, na rede social Telegram, citado pela agência espanhola EFE.

A reação de Kiev segue-se à decisão, anunciada hoje pelo porta-voz do Governo alemão, Steffen Hebestreit, de disponibilizar 14 tanques Leopard 2A6 das suas forças armadas.

A Alemanha também autorizou outros aliados a fazer o mesmo, disponibilizando-se para emitir licenças de transferência daquele tipo de armamento.

Os tanques Leopard são fabricados pela Alemanha e os países que os têm necessitam de uma autorização de Berlim para os ceder a outros exércitos.

A Polónia foi o primeiro país a anunciar que iria fornecer os tanques alemães à Ucrânia e enviou um pedido nesse sentido a Berlim na terça-feira.

A decisão mereceu de imediato críticas do embaixador da Rússia em Berlim, Serguei Nechaev, que acusou a Alemanha de ter levado a guerra para um novo nível de confrontação e de ter renunciado às suas responsabilidades na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

"A decisão de Berlim significa a renúncia final da República Federal da Alemanha em reconhecer a responsabilidade histórica perante o nosso povo pelos terríveis crimes do nazismo durante a Grande Guerra Patriótica que não estão prescritos", disse o diplomata num comunicado.

Nechaev considerou que Berlim está a pôr de lado o "difícil caminho da reconciliação entre russos e alemães no período do pós-guerra".

Segundo o embaixador russo, esta é uma "decisão extremamente perigosa" que leva a guerra a "um novo nível de confrontação e contradiz as declarações dos políticos alemães" sobre a intenção de não se envolver no conflito.

"Estamos novamente convencidos de que a Alemanha, tal como os seus aliados mais próximos, não está interessada numa solução diplomática para a crise na Ucrânia, está preparada para a escalar constantemente e para encher ilimitadamente o regime de Kiev com armas cada vez mais mortíferas", acrescentou, citado pela EFE.

O Kremlin (Presidência russa) já tinha advertido, na terça-feira, que o envio de tanques Leopard 2 para a Ucrânia teria um impacto nas relações entre a Rússia e a Alemanha.

"Estas relações já estão num ponto muito baixo e não existe um diálogo substantivo nem com a Alemanha nem com outros países da NATO", disse o porta-voz presidencial russo, Dmitri Peskov, na terça-feira.

Peskov acrescentou que o envio de tanques Leopard 2 para a Ucrânia não augurava nada de bom para as relações entre os dois países e deixaria "inevitavelmente uma marca" em laços futuros.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro do ano passado, desencadeando uma guerra que prossegue sem perspetiva de um acordo que permita suspender os combates.

Sem se envolverem diretamente nos combates, os aliados ocidentais de Kiev têm fornecido armamento às forças ucranianas.

Além da destruição de infraestruturas na Ucrânia, a guerra tem provocado baixas dos dois lados ainda por contabilizar, mas que diversas fontes, incluindo a ONU, admitem ser elevadas.

[Notícia atualizada às 13h08]

Leia Também: Reino Unido, França e Polónia saúdam envio de tanques. Espanha faz alerta

Recomendados para si

;
Campo obrigatório