Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Alemanha autoriza envio de tanques Leopard 2 para a Ucrânia

A Alemanha autorizou o envio de carros de combate Leopard 2 de fabrico alemão para os militares ucranianos combaterem a invasão russa e aprovou os pedidos de outros países no mesmo sentido, de acordo com um porta-voz do executivo de Berlim.

Alemanha autoriza envio de tanques Leopard 2 para a Ucrânia
Notícias ao Minuto

11:05 - 25/01/23 por Lusa

Mundo Ucrânia

"Esta decisão segue a nossa linha conhecida de apoiar a Ucrânia da melhor maneira possível. Atuamos internacionalmente de maneira altamente coordenada", declarou o chanceler alemão, Olaf Scholz, citado pelo seu porta-voz, Steffen Hebestreit.

Num comunicado, o Governo alemão declarou que, inicialmente, fornecerá à Ucrânia 14 dos seus tanques Leopard 2 A6. A Alemanha e os seus aliados deverão fornecer aos ucranianos um total de 88 tanques.

A decisão surgiu após as autoridades dos Estados Unidos anunciarem que foi fechado um acordo preliminar para enviar tanques M1 Abrams a Kiev para ajudar a repelir as forças russas entrincheiradas no leste da Ucrânia.

Scholz insistiu que qualquer movimento para fornecer à Ucrânia os poderosos tanques Leopard 2 precisaria ser coordenado com os aliados da Alemanha, principalmente os Estados Unidos.

Ao conseguir que Washington comprometa alguns dos seus próprios tanques, Berlim espera dissipar o risco de qualquer reação da Rússia.

O treino de soldados ucranianos começará rapidamente na Alemanha. Além disso, a Ucrânia receberá também um pacote que incluirá logística, munição e manutenção do sistema, acrescenta-se no comunicado.

O porta-voz alemão especificou ainda que a Alemanha emitirá as licenças de transferência correspondentes para os países parceiros que desejem entregar rapidamente os tanques Leopard 2 das suas reservas para a Ucrânia.

[Notícia atualizada às 11h35]

Leia Também: Grupo Wagner estará a recrutar reclusos ucranianos nas prisões russas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório