Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

General ucraniano recebe herança de um milhão e doa-a ao Exército

"Dei toda a minha às Forças Armadas. E não tinha dúvidas sobre o que fazer com a herança", explicou Valerii Zaluzhnyi, comandante-chefe das Forças Armadas da Ucrânia.

General ucraniano recebe herança de um milhão e doa-a ao Exército

Valerii Zaluzhnyi, comandante-chefe das Forças Armadas da Ucrânia, recebeu uma herança de um milhão de dólares de um homem com cidadania ucraniana e norte-americana, Gregory Stepanets, e decidiu doar o valor aos militares ucranianos.

A informação foi confirmada pelas Forças Armadas da Ucrânia ao New York Times e ao jornal ucraniano Ukrainska Pravda. 

“Dei toda a minha às Forças Armadas. E não tinha dúvidas sobre o que fazer com a herança. A última vontade de Stepanets era, obviamente, apoiar o exército ucraniano através de mim”, disse Zaluzhnyi, em comunicado.

“Agradeço a todos os que ajudam as Forças Armadas da Ucrânia. E agradeço à minha família pela sua compreensão”, acrescentou.

Segundo o Ukrainska Pravda, a herança foi transferida para uma conta do Banco Nacional da Ucrânia em nome do exército ucraniano, a 5 de janeiro de 2023.

Stepanets nasceu em 1938, na cidade ucraniana de Vinnytsia. O pai morreu pouco tempo depois na Segunda Guerra Mundial e Stepanets e a mãe só conseguiram sobreviver graças a um tio, que também lutou na guerra, e partilhava as suas rações militares.

Em 1956, ingressou na Universidade de Moscovo, onde se licenciou em Matemática e Química e fez um doutoramento em Físico-Química.

Trabalhou no Instituto de Investigação e Desenvolvimento Geofísico em Moscovo e assinou uma carta de apoio aos dissidentes anti-soviéticos, que levou à sua demissão.

Só conseguiu sair da União Soviética quando Mikhail Gorbachev chegou ao poder, escreve o Ukrainska Pravda. Já nos Estados Unidos da América (EUA), trabalhou para a Microsoft e desenvolveu, com um colega, uma patente que foi posteriormente vendida à empresa.

Leia Também: Zelenska declara-se a Zelensky no aniversário. "Sorris muito menos agora"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório