Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

CELAC. Presidente chinês apoia integração da América Latina na cimeira

O Presidente chinês expressou hoje o apoio do país à integração regional da América Latina e do Caribe, no âmbito da VII Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CELAC, realizada em Buenos Aires.

CELAC. Presidente chinês apoia integração da América Latina na cimeira
Notícias ao Minuto

06:13 - 25/01/23 por Lusa

Mundo CELAC

"A China atribui grande importância ao desenvolvimento das relações com a CELAC [Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos], que considera um parceiro importante para consolidar a unidade entre os países em desenvolvimento e promover a cooperação Sul -- Sul", afirmou Xi Jinping, numa mensagem gravada dirigida aos países membros.

O líder chinês observou que a China trabalhou ativamente com a região para promover uma "nova era" nas relações entre os dois lados, caracterizada por "igualdade, benefício mútuo, inovação, abertura e bem-estar dos povos".

"Um número crescente de países da América Latina e Caribe (ALC) estabeleceu ou restabeleceu relações diplomáticas com a China e está a trabalhar em conjunto com a China na construção da comunidade China - ALC com um futuro partilhado", afirmou Xi Jinping.

O Presidente chinês também saudou a "construção conjunta" da iniciativa 'uma faixa, uma rota', o projeto internacional de infraestruturas lançado por Pequim, e a participação da região na Iniciativa de Desenvolvimento Global e na Iniciativa para a Segurança Global, ambos promovidos por Pequim.

Os países latino-americanos e caribenhos "são uma parte importante do mundo em desenvolvimento" e são "participantes ativos na governação dos assuntos globais", algo necessário num mundo que entrou num "novo período de turbulências e transformações", apontou Xi.

"Estamos dispostos a manter a solidariedade com os países da região e a avançar juntos, valorizando os valores comuns da humanidade de paz, desenvolvimento, equidade, justiça, democracia e liberdade, e promover o desenvolvimento dos mercados mundiais", afirmou.

Leia Também: Leões matam tigre em reserva na China. Turistas assistiram e gravaram

Recomendados para si

;
Campo obrigatório