Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Candidato presidencial cancela ações de campanha devido a ameaças

O magnata populista Andrej Babis, candidato à segunda volta das presidenciais na República Checa, anunciou hoje, após uma ameaça de morte, o cancelamento de todas as ações de campanha até à abertura das urnas, na sexta-feira à tarde.

Candidato presidencial cancela ações de campanha devido a ameaças
Notícias ao Minuto

18:20 - 24/01/23 por Lusa

Mundo República Checa

"Até às eleições já não terei qualquer campanha de contacto", disse Babis à imprensa, a dois dias do início do escrutínio, que decorre na sexta-feira à tarde e no sábado de manhã.

A ameaça de morte anónima recebida por carta pelo candidato presidencial dizia: "Andrej, se ganhar as eleições presidenciais, agarro numa espingarda e faço a minha última caçada".

O autor da ameaça, que alegadamente sofre de cancro em fase terminal, considera que com esse ato de violência pode "tornar-se o herói" dos seus filhos e "garantir um futuro melhor" aos seus netos.

Na semana passada, Babis tinha já recebido um envelope intimidatório, com uma bala no interior e uma mensagem cheia de insultos dirigidos à sua mulher, Monika Babisova, que o acompanhou nas ações de campanha.

O multimilionário e ex-primeiro-ministro denunciou ainda a descoberta de cartuchos de bala num parque de estacionamento próximo da sua residência.

No país de 10,5 milhões de habitantes, membro da União Europeia (UE) e da NATO (Organização do Tratado do Atlântico-Norte, bloco de defesa ocidental), cerca de 8,5 milhões de eleitores escolherão o sucessor do social-democrata Milos Zeman na chefia do Estado, com o conservador general na reserva Petr Pavel como candidato favorito.

Será o seu quarto Presidente da República desde que a Revolução de Veludo derrubou o regime comunista na Checoslováquia, em 1989.

Leia Também: República Checa. Pavel e Babis disputam 2.ª volta das presidenciais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório