Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

EUA. Documentos classificados encontrados na casa de ex-vice Mike Pence

Cerca de uma dúzia de documentos classificados foram encontrados, na semana passada, na casa do ex-vice-presidente dos Estados Unidos (EUA) Mike Pence, de acordo com o que avança a CNN.

EUA. Documentos classificados encontrados na casa de ex-vice Mike Pence
Notícias ao Minuto

17:39 - 24/01/23 por Teresa Banha

Mundo Mike Pence

De acordo com o que conta a CNN, esta terça-feira, os documentos em questão foram encontrados por um advogado do ex-vice-presidente dos EUA Mike Pence, que, segundo fontes próximos do caso, os entregou ao FBI.

Este departamento especial de investigação, assim como o Departamento de Segurança Nacional do Departamento de Justiça,  estarão agora a rever os materiais e a investigar como é que estes foram encontrados na casa do ex-vice de Donald Trump, em Carmel, no estado norte-americano do Indiana.

A descoberta surge depois de terem sido descobertos documentos deste tipo também na casa do atual presidente do país, Joe Biden, assim como, de forma mais distante, numa das residências do seu antecessor, Donald Trump.

A descoberta destes documentos numa casa recentemente adquirida por Pence surgem, no entanto, depois de este ter dito que não tinha em sua posse registos deste tipo.

O vice-presidente Pence não sabia da existência de documentos confidenciais ou classificados na sua residência pessoal

De acordo com as fontes próximas do caso com quem a CNN falou, a procura por eventuais documentos confidenciais foram autorizadas por Pence. O advogado terá alertado o Arquivo Nacional da existência destes documentos em casa de Pence no momento em que se deparou com eles, guardados em quatro caixas, e, por sua vez, este arquivo - local onde se guarda esta informação - informou o Departamento de Justiça.

Numa comunicação dirigida ao representante do Arquivo Nacional, citada pela CNN, os representantes de Pence escrevem que "um pequeno número de documentos com a marca de classificados" foram guardados de forma despropositada e transportados para a residência do ex-responsável.

“O vice-presidente Pence não sabia da existência de documentos confidenciais ou classificados na sua residência pessoal”, lê-se. “O vice-presidente Pence entende a grande importância de proteger informações confidenciais e classificadas e está pronto e disposto a cooperar totalmente com os Arquivos Nacionais e qualquer investigação apropriada", rematam os responsáveis.

[Notícia atualizada às 18h08]

Leia Também: Biden sobre descoberta de de documentos: "Não me arrependo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório