Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Comissão Europeia acusa Moscovo de continuar repressão a vozes críticas

A Comissão Europeia considerou hoje que a declaração como "indesejável" da Fundação Andrei Sakharov por parte do Kremlin está em linha com a "operação de repressão contra qualquer voz crítica e independente" na Rússia.

Comissão Europeia acusa Moscovo de continuar repressão a vozes críticas
Notícias ao Minuto

12:09 - 24/01/23 por Lusa

Mundo Ucrânia

a continuação da operação de repressão contra qualquer voz crítica ou independente", sustentou o porta-voz da Comissão para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Peter Stano, depois de a questão ser levantada durante uma conferência de imprensa em Bruxelas (Bélgica).

Peter Stano acrescentou que o ataque às vozes críticas tem um único objetivo: "Silenciá-las."

E "tudo isto está a acontecer em paralelo com a agressão ilegal e injustificada da Ucrânia".

Moscovo declarou na segunda-feira como "indesejável" a Fundação Andrei Sakharov.

A Procuradoria-Geral da Rússia afirmou em comunicado que a atividade desenvolvida pela fundação representa "uma ameaça para a base constitucional e a segurança" da Federação Russa, sem especificar as atividades que estão em causa.

Desde o início da invasão à Ucrânia, há quase um ano, o Kremlin avançou nas políticas de repressão a vozes discordantes, em específico de militares ou pessoas que utilizam outros termos que não "operação militar especial" quando falam sobre a guerra no território ucraniano.

Contestatários, grupos de defesa dos direitos humanos, cientistas, escritores, entre outros, estão incluídos na lista de pessoas alvo de repressão pelo Kremlin, que acabaram em tribunais e detidos.

A informação disponibilizada pela Procuradoria-Geral da Rússia não aponta que consequências poderá ter a designação na Fundação Andrei Sakharov.

Leia Também: Guerra perturbou educação de cinco milhões de crianças na Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório