Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Homem que vandalizou escritório de Nancy Pelosi considerado culpado

A imagem de Richard 'Bigo' Barnett com os pés em cima da secretária de Nancy Pelosi, durante o ataque ao Capitólio, é uma das mais marcantes desse dia. O homem conhecerá a sua sentença em maio.

Notícias ao Minuto

21:15 - 23/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Ataque ao Capitólio

Foi considerado culpado mais um apoiante do antigo presidente norte-americano, esta segunda-feira, no âmbito das investigações ao ataque ao Capitólio, no dia 6 de janeiro de 2021. Richard 'Bigo' Barnett ficou conhecido como o homem que colocou os pés em cima da secretária da então 'speaker', Nancy Pelosi, durante um ataque em que os apoiantes de Donald Trump vandalizaram o Congresso norte-americano, incluindo os escritórios de vários congressistas democratas.

Depois de duas horas de debate, o júri decidiu unanimemente que Barnett é culpado de oito crimes, incluindo acusações de vandalismo, desordem pública e obstrução ao governo - uma acusação baseada no facto de o ataque ter tido como objetivo travar a certificação dos resultados eleitorais, que deram a vitória nas eleições de 2020 a Joe Biden.

Barnett conhecerá a sua sentença no dia 3 de maio, mantendo a liberdade até lá. A acusação pediu que este permanecesse detido, já que, no dia do ataque, o réu chegou a roubar uma arma do escritório de Pelosi.

À saída do tribunal no estado do Arkansas, o homem garantiu que irá apelar da decisão, considerando-a uma "injustiça". Barnett reiterou a sua teoria dos acontecimentos e contou que apenas procurava uma casa de banho, quando entrou "inadvertidamente" na sala onde trabalhava a antiga líder democrata da Câmara dos Representantes.

Barnett também considera que tirou a fotografia depois de dois fotógrafos lhe terem dito para agir "de forma natural".

As explicações do apoiante de Trump não chegaram para convencer a justiça norte-americana. A acusação também apontou para o facto de o homem ter levado consigo uma arma não-letal para o interior do Capitólio, e questionou o que teria acontecido se 'Bigo' Barnett tivesse, facto, dado de caras com Nancy Pelosi.

O culpado também deixou uma nota escrita no local, rasgando um pedaço de papel e escrevendo "Nancy, o Bigo esteve aqui". E, durante o ataque, foi um dos responsáveis por acicatar a multidão, utilizando um corno para gritar que os apoiantes de Trump "retomaram a sua casa".

Após ter sido detido em 2022 e de ter sido colocado em prisão domiciliária, Barnett pediu donativos através da internet, procurando ganhar 100 dólares (cerca de 92 euros) por cada fotografia do próprio com os pés na mesa de Pelosi.

Segundo a Associated Press, já foram acusadas mais de 940 pessoas por crimes relacionados com o ataque ao Capitólio, sendo que quase 500 declararam-se culpadas. O caso de Richard Barnett faz parte das dezenas de pessoas que foram a tribunal.

Leia Também: Julgamento dos Proud Boys por conspiração sediciosa começou hoje

Recomendados para si

;
Campo obrigatório