Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Três jornalistas detidas em Teerão por ações contra protestos ao regime

Pelo menos três jornalistas iranianas foram detidas hoje em ações da polícia contra o movimento de contestação no Irão, na sequência da morte da jovem Masha Amini, em setembro do ano passado.

Três jornalistas detidas em Teerão por ações contra protestos ao regime
Notícias ao Minuto

10:49 - 23/01/23 por Lusa

Mundo Irão

"Nas últimas 48 horas, pelo menos três jornalistas, Melika Hashemi, Saideh Shafiei e Mehrnoush Zarei, foram presas", denunciou hoje a Associação dos Jornalistas de Teerão através de um comunicado.

De acordo com o mesmo documento, as autoridades não explicaram os motivos que levaram à prisão das jornalistas, Duas trabalham para jornais e a outra numa agência de notícias. 

A publicação conservadora Etemad noticiou, entretanto, que as três jornalistas foram transferidas para a prisão de Evine, em Teerão.

Segundo a mesma publicação, com estas detenções aumenta para 79 o número de jornalistas detidos desde o início da contestação ao regime.

Em outubro do ano passado, 300 jornalistas e fotojornalistas iranianos criticaram, numa carta aberta, as prisões dos camaradas de profissão sendo que muitos ainda se encontram limitados no acesso a advogados. 

No dia 16 de setembro, a iraniana de origem curda Masha Amini, de 22 anos, morreu depois de ter sido detida pela polícia que a acusou de não cumprir as regras obrigatórias da indumentária islâmica impostas no país desde 1979.

A morte da jovem provocou uma vaga de contestação a nível nacional.

De acordo com as autoridades de Teerão, centenas de pessoas, entre aos quais elementos das forças de segurança, morreram durante as manifestações de protesto. 

Leia Também: Protesto em Bruxelas exige libertação de trabalhador humanitário no Irão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório