Um jovem fotógrafo franco-espanhol, de 26 anos, decidiu avançar com ação legal contra as autoridades francesas depois de ter ficado ferido em confrontos na passada quinta-feira, dia 19, durante os protestos contra a reforma de pensões em Paris.
O jovem estava entre os manifestantes que inundaram a capital francesa quando as autoridades presentes avançaram contra a multidão e, numa agressão com bastão, alega o mesmo, lhe terão causado um ferimento na zona da virilha que culminou com a amputação de um testículo.
O fotógrafo acusa as autoridades francesas de "violência voluntária causadora de mutilação" por um responsável do poder público, o que, segundo disse a sua advogada Lucie Simon à agência de notícias Efe, é crime punível com até 15 anos de prisão.
À Franceinfo, a autarquia de Paris anunciou ter pedido ao diretor encarregado da ordem pública "um esclarecimento sobre as circunstâncias exatas do incidente", enquanto o porta-voz do governo, Olivier Véran, exigiu "uma investigação clara", citado pelo canal BFMTV.
Já o jovem, identificado como Ivan, relatou, ao diário Libération: "O polícia surge do nada, corre e atira todo o seu peso em cima de mim enquanto me bate fortemente com o cassetete na zona da virilha."
De seguida, o jovem teve de ser atendido num hospital local, onde os profissionais de saúde se viram obrigados a amputar o seu testículo direito.
Circula, nas redes sociais, um vídeo em que é possível ver o momento em que este franco-espanhol é atingido por um ataque das autoridades francesas.
Paris, manifestation contre la réforme des retraites
— AB7 Média (@Ab7Media) January 19, 2023
Un photographe espagnol est renversé sur une charge des forces de l’ordre et reçoit un coup alors qu’il est au sol… #greve19janvier #manifestation19janvier #19janvier2023 pic.twitter.com/3HKWSZ5Tmq
Leia Também: Franceses voltam às ruas em protesto contra reforma das pensões