Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Fotógrafo espanhol acusa polícia francesa de provocar perda de testículo

Um fotógrafo franco-espanhol, que se encontrava nos protestos contra a reforma das pensões de 19 de janeiro, alega que um ataque da polícia francesa causou-lhe a perda de um testículo.

Fotógrafo espanhol acusa polícia francesa de provocar perda de testículo
Notícias ao Minuto

17:54 - 22/01/23 por José Miguel Pires

Mundo França

Um jovem fotógrafo franco-espanhol, de 26 anos, decidiu avançar com ação legal contra as autoridades francesas depois de ter ficado ferido em confrontos na passada quinta-feira, dia 19, durante os protestos contra a reforma de pensões em Paris.

O jovem estava entre os manifestantes que inundaram a capital francesa quando as autoridades presentes avançaram contra a multidão e, numa agressão com bastão, alega o mesmo, lhe terão causado um ferimento na zona da virilha que culminou com a amputação de um testículo.

O fotógrafo acusa as autoridades francesas de "violência voluntária causadora de mutilação" por um responsável do poder público, o que, segundo disse a sua advogada Lucie Simon à agência de notícias Efe, é crime punível com até 15 anos de prisão.

À Franceinfo, a autarquia de Paris anunciou ter pedido ao diretor encarregado da ordem pública "um esclarecimento sobre as circunstâncias exatas do incidente", enquanto o porta-voz do governo, Olivier Véran, exigiu "uma investigação clara", citado pelo canal BFMTV.

Já o jovem, identificado como Ivan, relatou, ao diário Libération: "O polícia surge do nada, corre e atira todo o seu peso em cima de mim enquanto me bate fortemente com o cassetete na zona da virilha."

De seguida, o jovem teve de ser atendido num hospital local, onde os profissionais de saúde se viram obrigados a amputar o seu testículo direito.

Circula, nas redes sociais, um vídeo em que é possível ver o momento em que este franco-espanhol é atingido por um ataque das autoridades francesas.

Leia Também: Franceses voltam às ruas em protesto contra reforma das pensões

Recomendados para si

;
Campo obrigatório