Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 22º

Liberdade de imprensa? Parlamento marroquino debate 2.ª feira críticas

O parlamento marroquino vai reunir-se esta segunda-feira para debater as críticas feitas pelos eurodeputados sobre a deterioração da liberdade de imprensa no país e as alegações de corrupção.

Liberdade de imprensa? Parlamento marroquino debate 2.ª feira críticas
Notícias ao Minuto

13:07 - 22/01/23 por Lusa

Mundo Marrocos

"As duas câmaras do Parlamento organizam, na segunda-feira, um plenário conjunto dedicado a discutir as últimas posições do Parlamento Europeu sobre Marrocos", indicou em comunicado.

Numa resolução aprovada, esta quinta-feira, em Estrasburgo, o Parlamento Europeu instou as autoridades marroquinas a "respeitar a liberdade de expressão e dos meios de comunicação social" e a pôr fim ao "assédio contra os jornalistas".

Bruxelas também disse estar "profundamente preocupada" com a alegada corrupção de membros do Parlamento Europeu pelas autoridades marroquinas.

Num comunicado divulgado no sábado, o Conselho Superior de Magistratura Judicial (CSPJ) de Marrocos condenou as "acusações e alegações graves que atentam contra a independência da magistratura".

Para o CSPJ, Bruxelas "deu-se ao direito de julgar a justiça marroquina de forma flagrante e tendenciosa".

A resolução adotada em Estrasburgo foi bem recebida pelos Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

Os eurodeputados recordaram o caso do jornalista Omar Radi, de 36 anos, conhecido pelas suas posições críticas ao Governo, que foi condenado a seis anos de prisão por violação e espionagem, acusações que refuta.

Bruxelas pediu também a libertação provisória do antigo chefe de imprensa Taoufik Bouachrine, de 54 anos, detido desde 2018, e do jornalista Soulaimane Rassouni, de 50 anos, condenado a cinco anos de prisão em 2022.

Os três jornalistas foram condenados por alegados crimes sexuais, que várias organizações não-governamentais (ONG) dizem ter sido fabricadas pelas autoridades.

Leia Também: Juízes marroquinos acusam PE de ingerência na soberania judicial

Recomendados para si

;
Campo obrigatório