Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Lanternas, danças e coelhos gigantes. Assim se prepara o novo ano chinês

O Ano Novo Lunar começa no domingo e os principais destinos turísticos dos chineses 'vestem-se' a rigor. Alguns dos adereços são... exuberantes.

Notícias ao Minuto

08:39 - 20/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Ano do Coelho

O Ano Novo Chinês começa neste domingo, dia 22, sob o signo do Coelho, e os comerciantes dos principais destinos turísticos asiáticos tentam atrair clientes com artigos alusivos, lanternas vermelhas... e até coelhos gigantes.

Trata-se de um dos marcos mais importantes no seio da cultura chinesa, levando os cidadãos do país a ansiarem fervorosamente pelo momento. 

Embora o número total de voos internacionais a partir da China seja ainda de 12% face aos níveis pré-pandemia devido aos lentos aumentos de capacidade, Hong Kong, por exemplo, assiste já a um grande aumento de visitantes do continente.

Também em Bangkok e Macau, as lojas tentam atrair clientes com lanternas vermelhas e danças especiais para marcar o Ano do Coelho, num esforço por aproveitar o retorno da primeira onda de turistas chineses.

Em Singapura, o centro comercial sofisticado do resort Marina Bay Sands instalou decorações de coelhos gigantes.

A suspensão de vistos de curto prazo entre a China e a Coreia do Sul também está a alavancar o regresso dos turistas chineses àquele país.

A Administração do Ciberespaço da China lançou entretanto uma campanha com o objetivo de "criar um ambiente auspicioso e festivo" e "retificar rumores" sobre a Covid-19 durante as férias do Ano Novo Lunar. O órgão prometeu, em comunicado, "impedir a disseminação de informações nocivas" e publicações nas redes sociais sobre a situação epidémica suscetíveis de "enganar a sociedade e causar o pânico".

Veja, na galeria acima, como os principais destinos asiáticos se preparam para as férias do Ano Novo Lunar.

Leia Também: China lança campanha para "retificar rumores" durante Ano Novo Lunar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório