Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Marinha italiana socorreu 1.600 imigrantes nas útlimas 24 horas

A marinha militar italiana socorreu, nas últimas 24 horas, 1.600 imigrantes que tentatam aceder à Sicília, no sul de Itália, a partir do costa do norte de África, noticia hoje a agência EFE, citando um comunicado oficial.

Marinha italiana socorreu 1.600 imigrantes nas útlimas 24 horas
Notícias ao Minuto

11:47 - 10/05/14 por Lusa

Mundo Sícilia

Segundo a mesma nota, a marinha militar italiana realizou durante a noite "nove operações" de resgate de imigrantes que tentavam aceder à Europa por mar, através do estreito da Sicilia.

A assistência prestada integra-se no programa "Mare Nostrum", uma operação de salvamento aprovada pelo governo liderado por Enrico Letta, para assistir a indocumentados que atravessam o canal da Sicília, uma franja de mar que separa África de Itália.

A operação, muito criticada por setores da oposição por ser onerosa para os cofres do Estado italiano, pretende evitar que se repitam tragédias como aquela que causou a morte de 366 imigrantes a poucas milhas da ilha de Lampedusa, depois de uma embarcação se ter afundado em outubro passado.

Nas últimas semanas, a Itália pediu diversas vezes ajuda à União Europeia para enfentar a chegada massiva de imigrantes vindos do norte de África.

Uma situação de "emergência insustentável", segundo o governo italiano, e que levou há dias o ministro do Interior, Angelino Alfano, a "ameaçar" deixar que os imigrantres cheguem a Itália e abandonem o país rumo ao norte da Europa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório