Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

NATO? EUA pede celeridade no processo de adesão da Finlândia e Suécia

O governo dos Estados Unidos apelou, na quinta-feira, a que todos os membros da NATO ratifiquem rapidamente a adesão da Finlândia e da Suécia, visando indiretamente a Turquia, que tem manifestado reservas, noticia a agência AP.

NATO? EUA pede celeridade no processo de adesão da Finlândia e Suécia
Notícias ao Minuto

09:25 - 20/01/23 por Lusa

Mundo NATO

De acordo com o Departamento de Estado norte-americano, secretário de Estado Antony Blinken manifestou esta quinta-feira aos ministros dos negócios estrangeiros da Finlândia e da Suécia o total apoio à sua adesão à NATO, recordando a importância de todos os aliados "ratificarem rapidamente" a sua entrada.

"Ele transmitiu novamente a nossa firme convicção de que a Finlândia e a Suécia estão prontas para aderir à aliança", indicou o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price.

Embora as declarações não mencionem diretamente a Turquia, este apelo surge apenas um dia depois de Antony Blinken se ter reunido com o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, o país que mais se opõe à adesão dos dois países nórdicos à Organização do Tratado do Atlântico Norte.

A Suécia e a Finlândia solicitaram a adesão à NATO na sequência da invasão russa da Ucrânia.

Dos 30 membros que compõe a NATO, apenas a Turquia e a Hungria ainda não ratificaram a adesão dos dois países nórdicos, embora no caso húngaro essa autorização esteja prevista para os próximos dias.

Já a Turquia levanta objeções significativas à entrada da Suécia e da Finlândia, alegando que os dois países apoiam grupos curdos, que os turcos consideram terroristas.

Leia Também: Ex-comandante sérvio bósnio condenado a 15 anos por crimes de guerra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório