Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Milhares contra reforma do sistema de pensões em França. As imagens

Em Paris, alguns dirigentes sindicais asseguraram que hoje se ultrapassará um milhão de participantes nas ações de contestação agendadas para todo o país.

Notícias ao Minuto

18:17 - 19/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo França

Os franceses não admitem que a idade da reforma passe dos 62 para os 64 e saíram à rua para o mostrar. 

Assim, pela primeira vez em 12 anos, os principais sindicatos franceses uniram-se hoje numa greve geral "inédita" contra a reforma do sistema de pensões que visa aumentar a idade de reforma no país de 62 para 64 anos.

Macron pediu esta quinta-feira que a jornada de greves e manifestações sindicais convocadas para hoje em França - mais de 200 - decorra sem incidentes.

Em Paris, alguns dirigentes sindicais asseguraram que hoje se ultrapassará um milhão de participantes nas ações de contestação agendadas para todo o país, ao que Macron respondeu que é "bom e legítimo que se expressem todas as opiniões", embora apelando para que não haja "violência nem danos materiais" nos protestos.

Em relação ao futuro, comprometeu-se a agir com "espírito de diálogo", mas também com "determinação" e "responsabilidade", pelo que mantém em cima da mesa a reforma que prevê aumentar para os 64 anos a idade legal de aposentação e que amplia até 43 o número de anos de descontos para a Segurança Social para se receber a pensão sem penalizações.

Veja as imagens na galeria acima.

Leia Também: Greve em França leva milhares à rua contra reforma do sistema de pensões

Recomendados para si

;
Campo obrigatório