Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Guarda Revolucionária na lista de terroristas? "Consequências negativas"

O Irão alertou hoje para "consequências negativas" para a União Europeia da possível inclusão da Guarda Revolucionária - o exército ideológico de Teerão - na 'lista negra' de organizações terroristas, como é pretendido pelo Parlamento Europeu.

Guarda Revolucionária na lista de terroristas? "Consequências negativas"
Notícias ao Minuto

10:48 - 19/01/23 por Lusa

Mundo Diplomacia

De acordo com a agência de notícias AFP, Teerão declarou que tal decisão teria "consequências negativas", enquanto os atritos com a União Europeia (UE) multiplicam-se há vários meses no contexto do movimento de protesto naquele país e da guerra na Ucrânia.

O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Hossein Amir-Abdollahian, declarou que a posição dos eurodeputados é inadequada e baseada numa "abordagem emocional", durante uma conversa telefónica com o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell.

Para Amir-Abdollahian, a UE daria um "tiro no próprio pé" ao colocar o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (CGRI) na lista de organizações terroristas, considerado por especialistas como a força militar e de segurança mais poderosa do Irão.

"Temos dito muitas vezes que o CGRI é uma instituição oficial e soberana que desempenha um papel vital na garantia da segurança nacional do Irão e da região, especialmente na luta contra o terrorismo", explicou o ministro iraniano.

O Parlamento Europeu (PE) pediu na quarta-feira à União Europeia a inclusão da Guarda Revolucionária do Irão na 'lista negra' de organizações terroristas.

Os eurodeputados, reunidos em sessão plenária, "convidam a UE e os Estados-membros a incluir o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica na lista de terrorismo da União", lê-se no texto de uma alteração, amplamente aprovada, acrescentada a um relatório anual sobre a política externa comum.

O Irão está a ser confrontado por uma onda de protestos desde a morte, a 16 de setembro, de Mahsa Amini, uma jovem curda-iraniana de 22 anos, que morreu três dias depois de ser presa pela polícia da moralidade em Teerão por suposto uso indevido do 'hijab', o véu islâmico.

Desde então, e na sequência dos protestos que se estenderam a todo o país, morreram já dezenas de pessoas, enquanto mais de 14.000 estão detidas e mais de uma centena foi condenada à morte, tendo já sido executadas pelo menos quatro.

Na segunda-feira, cerca de 12 mil pessoas de toda a Europa, incluindo de Portugal, manifestaram-se diante do Parlamento Europeu em Estrasburgo (leste da França) para exigir a inclusão da Guarda Revolucionária na 'lista negra', tal como já foi feito pelos Estados Unidos, tendo recebido o apoio da presidente do PE, Roberta Metsola.

Idênticas manifestações realizaram-se também em várias cidades da Europa, incluindo em Lisboa.

Hoje, espera-se que os eurodeputados reafirmem a exigência na votação de um relatório não legislativo dedicado exclusivamente à resposta europeia às manifestações e execuções no Irão.

Em última análise, a decisão -- complexa de implementar legalmente -- cabe ao Conselho Europeu (CE), o único com poderes para aplicar sanções. Alguns Estados-Membros declararam-se a favor, enquanto outros são mais cautelosos. Um quarto pacote de sanções contra o Irão estará em discussão na próxima reunião os ministros dos Negócios Estrangeiros em 23 de janeiro.

Criada em 1979 após a vitória da revolução islâmica no país, a Guarda Revolucionária possui forças terrestres, navais e aéreas com efetivos estimados em mais de 120 mil homens. Entre as funções atribuídas à Guarda estão a segurança do Golfo e do Estreito de Ormuz, por onde passam muitos petroleiros, e a gestão de programas de desenvolvimento balístico.

Leia Também: Irão. PE quer Guarda Revolucionária na lista de organizações terroristas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório