Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Orbán ironiza sobre eurodeputados envolvidos em escândalos de corrupção

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, ironizou hoje com os eurodeputados alegadamente envolvidos em casos de corrupção no Parlamento Europeu (PE), ao considerar serem tantos que poderiam formar uma equipa de futebol "na prisão".

Orbán ironiza sobre eurodeputados envolvidos em escândalos de corrupção
Notícias ao Minuto

17:08 - 18/01/23 por Lusa

Mundo Parlamento Europeu

"Em breve haverá suficientes eurodeputados corruptos atrás das grades e com a possibilidade de formarem a sua própria equipa de futebol na prisão. Quem sabe? Poderiam inclusive apurar-se para o Campeonato da Europa de 2024", escreveu Orbán na rede social Twitter.

O primeiro-ministro nacionalista e soberanista, conhecido por ser muito crítico face ao PE, reagiu desta forma ao anúncio do hemiciclo europeu sobre o início dos procedimentos para a retirada da imunidade parlamentar a dois eurodeputados.

O PE iniciou hoje o processo por suposto envolvimento desses deputados no escândalo de corrupção associado ao Qatar e a Marrocos e, em paralelo, a outras duas eurodeputadas acusadas de fraude pela utilização ilegal de fundos do parlamento para o pagamento aos seus assessores.

Orbán voltou a utilizar a frase "drenar o pântano" que tinha usado em meados de dezembro em relação com o mesmo escândalo e que era um conhecido lema do ex-presidente dos EUA Donald Trump.

O Executivo húngaro e os 'media' pró-governamentais têm utilizado o escândalo de corrupção para deslegitimar as críticas do PE a Budapeste.

A Comissão Europeia congelou o envio de fundos de coesão à Hungria avaliados em 22 mil milhões de euros devido a alegados atos de corrupção é à deriva autoritária do país da Europa central, liderado por Orbán desde 2010, após ter ocupado pela primeira vez o cargo de primeiro-ministro entre 1998 e 2020.

Leia Também: Ucrânia. Hungria pede manutenção do diálogo para evitar nova Guerra Fria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório