Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Congressista dos EUA consegue cargo em Comité apesar de currículo forjado

O congressista norte-americano George Santos conseguiu um assento num Comité da Câmara dos Representantes, mesmo após vários pedidos para renuncie ao cargo devido às revelações de que forjou o currículo e mentiu sobre as suas origens familiares.

Congressista dos EUA consegue cargo em Comité apesar de currículo forjado
Notícias ao Minuto

06:54 - 18/01/23 por Lusa

Mundo George Santos

O Republicano George Santos, de origem brasileira, garantiu assim um assento no Comité de Pequenas Empresas da Câmara baixa dos Estados Unidos, apesar das várias criticas que enfrenta, noticiou hoje o jornal Axios, citando um porta-voz do próprio comité.

"Vamos encontrar uma maneira de fazê-lo agregar valor ao [comité]. O que ele disse [mentiras], as coisas que fez, não concordo... sou contra tudo isso. Ninguém concorda com tudo o que ele fez", disse ao Axios o deputado Republicano Roger Williams, presidente do Comité de Pequenas Empresas.

Contudo, Williams defendeu que Santos tem o direito de estar no comité como membro eleito do Congresso.

A pressão pela renúncia de George Santos do cargo de congressista norte-americano aumenta diariamente, mesmo dentro do seu próprio partido, mas a sua sobrevivência política é do interesse do novo líder do Congresso.

Depois de ter ficado evidente que George Santos mentiu aos seus eleitores em várias frentes - desde falsos empregos em instituições financeiras de prestígio, passando por um falso diplomata universitário, até sobre as suas origens familiares - os procuradores de Long Island, no Estado de Nova Iorque, iniciaram uma investigação ao Republicano.

Apesar das crescentes dúvidas sobre a sua aptidão para ocupar o cargo - que alcançou nas eleições intercalares de novembro último - e dos muitos pedidos de renúncia da oposição e até de Republicanos, George Santos têm-se mostrado relutante em renunciar ao cargo.

"As suas mentiras não eram meras mentiras. Ele desgraçou a Câmara de Representantes", disse Joseph Cairo, presidente do Comité Republicano do Condado de Nassau, em conferência de imprensa.

Também o Campaign Legal Center - um grupo apartidário de vigilância governamental sem fins lucrativos - apresentou uma queixa à Comissão Eleitoral Federal e pediu aos reguladores que investiguem Santos.

A "montanha de mentiras" que Santos propagou durante a campanha, sobre a sua história de vida e qualificações, disse o Campaign Legal Center, deveria levar a comissão a "investigar minuciosamente o que parecem ser mentiras igualmente descaradas sobre como a sua campanha arrecadou e gastou dinheiro".

Apesar de não faltarem vozes a pedir que Santos renuncie, a elas não se deverá juntar a do novo líder da Câmara de Representantes, o Republicano Kevin McCarthy, que tem no novo congressista um aliado que lhe equilibrará as contas da sua exígua maioria na Câmara baixa.

Os Republicanos detêm a menor maioria na Câmara de Representantes em mais de 90 anos e, segundo a cadeia televisiva norte-americana CNN, McCarthy não pode contar com muitos desses Republicanos, uma vez que um número significativo se negou a nomeá-lo como 'speaker'.

Apesar de acossado, George Santos é um voto certo com o qual McCarthy pode contar e que poderá não estar disposto a perder.

Leia Também: Congressista George Santos deixou rasto de mentiras dos EUA ao Brasil

Recomendados para si

;
Campo obrigatório