Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Turquia e Irão garantem apoio à integridade territorial da Síria

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Mevlüt Cavusoglu, e o seu homólogo iraniano, Hüseyin Abdullahiyan, garantiram hoje que os seus países apoiam a integridade territorial da Síria, com quem Ancara retomou recentemente relações oficiais.

Turquia e Irão garantem apoio à integridade territorial da Síria
Notícias ao Minuto

23:58 - 17/01/23 por Lusa

Mundo Síria

O iraniano sublinhou que Teerão aprecia o mais recente desenvolvimento nas relações entre Ancara e Damasco, lembrando que uma melhoria do relacionamento terá um efeito positivo na região.

Os dois ministros abordaram hoje em Ancara a luta contra o terrorismo, a situação na Síria, no Iraque e a guerra na Ucrânia, bem como a situação nos territórios palestinianos e no Afeganistão.

Os governantes sublinharam, em conferência de imprensa conjunta, que a política do governo afegão de manter as mulheres fora das escolas não tem relação com o Islão.

Mevlüt Cavusoglu reiterou ainda a objeção da Turquia às sanções europeias e dos Estados Unidos contra o Irão.

Sobre a reunião tripartida que decorreu entre os ministros da Defesa turco, sírio e russo, o ministro turco adiantou que "está prevista a realização de uma reunião a nível de ministros dos Negócios Estrangeiros".

"Também informamos o Irão antes e depois da realização dessas reuniões", acrescentou Cavusoglu, garantindo que a contribuição do Irão para este processo é importante.

O ministro turco referiu que a guerra na Síria criou um vácuo e uma oportunidade para os terroristas que queriam separar a Síria para estabelecer um estado terrorista.

Porém, as operações militares na área da Turquia colocou um fim a esses planos, acrescentou.

Enfatizando que os terroristas devem ser expulsos das áreas fronteiriças da Turquia na Síria, Cavusoglu repetiu as críticas de Ancara a Moscovo e Washington.

"Os Estados Unidos e a Rússia não cumpriram as suas promessas nesta matéria. Os terroristas não foram expulsos daqui, os ataques contra o nosso país continuam. Temos de lutar juntos contra o terrorismo", concluiu o ministro turco.

A guerra civil síria iniciou-se em 2011, opondo o regime do Presidente Bashar al-Assad, com apoio da Rússia e do Irão, a um governo interino apoiado pela Turquia, entre outros beligerantes, num conflito que provocou centenas de milhares de mortos.

Vizinha da Síria, a Turquia é, há mais de uma década, o mais importante apoio político e militar da oposição síria, que inclui movimentos e formações islâmicas, consideradas "terroristas" por Damasco.

Desde 2016, a Turquia lançou três ofensivas militares em solo sírio contra as forças curdas no norte, o que lhe permitiu controlar uma faixa de fronteira do lado sírio, o que Damasco considera como "ocupação".

As recentes reuniões entre as autoridades turcas e sírias quebraram uma rutura político-diplomática que durou mais de uma década.

Em meados de dezembro, o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, tinha avançado com a possibilidade de poder reunir-se com o homólogo sírio, com quem mantinha boas relações antes de 2011.

Já em janeiro, o Presidente sírio, Bashar al-Assad, defendeu que a reaproximação em curso entre Damasco e Ancara, sob a égide da Rússia, deve ter como objetivo "o fim da ocupação turca" da Síria.

Leia Também: Síria. Duas crianças mortas e duas feridas por explosão de mina do EI

Recomendados para si

;
Campo obrigatório