Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Hunga Tonga. Alguma vez ouviu o som da erupção de um vulcão subaquático?

O vulcão em questão entrou em erupção há mais de um ano. Para além do tsunami consequente, houve preocupações com a eventual poluição marinha e atmosférica.

Hunga Tonga. Alguma vez ouviu o som da erupção de um vulcão subaquático?
Notícias ao Minuto

13:10 - 17/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Vulcão

O vulcão submarino Hunga-Tonga-Hunga-Ha'apai entrou em erupção há um ano, mas o fenómeno, que surpreendeu até os cientistas com a intensidade do acontecimento, não ficou em 2022.

No dia em que se assinalou um ano desta ocorrência, a 15 de janeiro, a Agência Espacial Europeia deu a conhecer uma gravação de áudio de cerca de três minutos deste fenómeno da natureza, que resultou não só na erupção, como num tsunami, com ondas que chegaram aos 15 metros.

Assim, é agora possível, para além das imagens que foram conhecidas na altura,  conhecer o fenómeno de 'olhos fechados'.

Para além desta destruição, houve também preocupação com a libertação de gases para a atmosfera marítima e consequente poluição no meio.

Também ao nível da mesosfera atingiu houve preocupações, já que de acordo com a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) as cinzas do vulcão atingiram os 58 km de altitude, alcançado assim a mesosfera.

Ouça abaixo o registo:

Leia Também: Reino Unido. Mulher morre e amigo reconforta família com gesto solidário

Recomendados para si

;
Campo obrigatório