Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Adiada audiência sobre liberdade de suspeito de sequestros em Moçambique

Um tribunal sul-africano adiou para 26 de janeiro a audiência para ouvir o pedido de liberdade condicional sob fiança de um moçambicano detido na África do Sul suspeito de liderar sequestros em Moçambique, disse hoje fonte oficial à Lusa.

Adiada audiência sobre liberdade de suspeito de sequestros em Moçambique
Notícias ao Minuto

09:56 - 17/01/23 por Lusa

Mundo África do Sul

"O caso foi adiado para 26 de janeiro para uma audiência formal sobre liberdade condicional mediante o pagamento de fiança. O Estado solicitou um adiamento para finalizar as investigações relacionadas com a audiência sobre liberdade condicional sob fiança", explicou à Lusa a porta-voz da Autoridade Nacional de Acusação (NPA, na sigla em inglês), Phindi Mjonondwane.

Esmael Maulide Ramos Nangy, de 50 anos, compareceu pela segunda vez no Tribunal de Magistrados de Tembisa, arredores de Joanesburgo, na segunda-feira, segundo disse uma porta-voz do comando nacional da Polícia Sul-Africana (SAPS, na sigla em inglês) à Lusa, salientando também que o caso foi adiado para o próximo dia 26 "para pedido de fiança formal".

O suspeito foi detido há duas semanas num condomínio de luxo próximo de Pretória, a capital do país, com base num mandado de prisão e com pedido de extradição do Governo de Moçambique, referiu à Lusa a polícia sul-africana.

A polícia apreendeu na sua posse uma arma de fogo 9mm licenciada, catorze munições de 9mm, cinco telemóveis, vários cartões bancários de bancos sul-africanos, bem como vários cartões SIM moçambicanos e sul-africanos, segundo a polícia sul-africana.

O homem moçambicano detido na África do Sul é acusado pelas autoridades de Maputo de alegadamente liderar um grupo que fazia sequestros com pedidos de resgate em Moçambique, enfrentando uma pena de prisão de mais de 20 anos, segundo o mandado de detenção a que Lusa teve acesso.

O advogado sul-africano Calvin Maile, que defende o suposto líder neste caso, refutou as acusações das autoridades moçambicanas na primeira audiência no Tribunal da Magistratura de Tembisa, sublinhando que Esmael Maulide Ramos Nangy é um empresário "respeitado" com negócios de camionagem entre Moçambique e a África do Sul, onde tem residência permanente, segundo a imprensa sul-africana.

Leia Também: Incidente de "grande dimensão" no Reino Unido com autocarro de 2 andares

Recomendados para si

;
Campo obrigatório