Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Irão executa antigo vice-ministro da Defesa condenado por espionagem

A Justiça iraniana anunciou hoje ter executado, apesar dos protestos da comunidade internacional, o antigo vice-ministro da Defesa Alireza Akbari, condenado há três dias por espiar para os serviços secretos do Reino Unido.

Irão executa antigo vice-ministro da Defesa condenado por espionagem
Notícias ao Minuto

06:46 - 14/01/23 por Lusa

Mundo Irão

Segundo a agência do poder judicial iraniano, designada como Mizan, Alireza Akbari, que ocupou o cargo de vice-ministro da Defesa durante o mandato do ex-Presidente reformista Mohamed Katami (1997/2005), foi executado por enforcamento.

Akbari tinha sido, na quarta-feira, condenado por um tribunal por "espiar para o MI6", os serviços secretos britânicos no exterior, alegadamente em troca de 2,16 milhões de euros.

O condenado de 61 anos, que foi detido há três anos, recorreu da sentença ao Supremo Tribunal Federal, que rejeitou o recurso.

O Ministério do Interior iraniano descreveu Akbari, que tinha dupla nacionalidade, britânica e iraniana, "como um dos casos mais importantes de infiltração" da segurança do país persa.

As autoridades iranianas divulgaram um vídeo, visivelmente editado, onde Akbari discutia as alegações, semelhantes a outros vídeos que dissidentes têm descrito como confissões forçadas.

Na sexta-feira, tanto o Reino Unido como os Estados Unidos criticaram a condenação de Akbari à morte.

O vice-porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Vedant Patel, disse que Akbari "foi drogado, torturado enquanto estava sob custódia, interrogado por milhares de horas e forçado a fazer confissões falsas".

O anúncio da execução de Akbari ocorre numa altura em que o Irão está a ser abalado por uma vaga de protestos, na sequência da morte de uma jovem iraniana curda que estava sob custódia policial.

Mahsa Amini, de 22 anos, foi agredida e detida na rua em Teerão a 13 de setembro pela chamada polícia da moralidade (responsável pelo cumprimento do rígido código de vestuário feminino), porque embora envergasse o obrigatório 'hijab' (véu islâmico) este deixava à vista parte do seu cabelo. Horas depois de detida, foi transportada em coma para um hospital, onde morreria três dias depois.

Entretanto, os protestos dos últimos meses assumiram maiores dimensões e evoluíram, reivindicando agora o fim do regime teocrático designado como "República Islâmica", fundado em 1979.

Teerão tem acusado os Estados Unidos, Israel, Reino Unido, França e Alemanha de estarem por trás dos protestos, nos quais quase 500 pessoas morreram na sequência da repressão policial.

Pelo menos quatro pessoas foram executadas por alegado envolvimento nas manifestações e 17 foram condenadas à morte.

Segundo a Amnistia Internacional (AI), o Irão é um dos países que mais executa pessoas.

Em maio do ano passado, a organização denunciou que o Irão registou, em 2021, o número de execuções conhecido mais alto desde 2017, indicando que o país tinha executado pelo menos 314 pessoas, uma subida em relação às pelo menos 246 mortes registadas em 2020.

Leia Também: MNE chama embaixador iraniano para condenar execuções

Recomendados para si

;
Campo obrigatório