Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Líbano. Irão e Hezbollah discutem atual situação política

O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Hossein Amir-Abdollahian, reuniu-se hoje com o líder do grupo xiita libanês Hezbollah, Hassan Nasrallah, aliado de Teerão, com quem abordou a situação política no Líbano.

Líbano. Irão e Hezbollah discutem atual situação política
Notícias ao Minuto

23:50 - 13/01/23 por Lusa

Mundo Líbano

Nasrallah recebeu o chefe da diplomacia iraniana depois de ter cumprido os compromissos de agenda na visita ao Líbano.

O líder do Hezbollah discutiu com Amir-Abdollahian os "últimos acontecimentos" naquele e noutros países da região, informou a cadeia de televisão Al Manar -- porta-voz do grupo xiita.

Além da situação política no Líbano, falaram sobre a Palestina e as "ameaças" representadas pela "formação do governo de corruptos e extremistas da entidade do inimigo", em referência ao recente regresso de Benjamin Netanyahu ao poder em Israel.

Como de costume, a reunião num local secreto, uma vez que a zona de residência de Nasrallah é desconhecido por questões de segurança.

Durante uma conferência de imprensa hoje em Beirute em conjunto com o seu homólogo libanês, Abdallah Bou Habib, o ministro iraniano negou que o seu país esteja a interferir nos assuntos internos do Líbano.

"Nós, a República Islâmica do Irão, não intervimos nos assuntos internos do irmão Líbano e damos as boas-vindas ao encontro e diálogo entre todas as correntes políticas libanesas para alcançar uma solução para a vaga presidencial", disse Amir-Abdollahian.

O parlamento libanês não tem conseguido chegar a um acordo sobre o próximo Presidente da República, cargo vago desde 31 de outubro de 2022, deixando o Líbano paralisado politicamente.

Leia Também: Guterres pede investigação rápida a morte de 'capacete azul' no Líbano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório