Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Canalizador ajuda a resgatar cachorro de quatro semanas de cano de esgoto

A certo ponto, as preocupações acerca do estado de saúde do animal eram já elevadas, visto que não se alimentava há várias horas e estava em risco de hipotermia. O episódio aconteceu no sul da Austrália.

Canalizador ajuda a resgatar cachorro de quatro semanas de cano de esgoto
Notícias ao Minuto

15:51 - 13/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Austrália

Um pequeno cachorro, de apenas quatro semanas de idade, escapou incólume após ter ficado preso nas profundezas de um cano de esgoto no quintal de uma propriedade no sul da Austrália. Segundo avançado pelas equipas de resgate da RSPCA South Australia, tudo aconteceu no mês de dezembro, tendo a operação de salvamento sido auxiliada por um canalizador local.

Depois de recebido um alerta, pelas 10h30 de dia 10 de dezembro, as equipas de resgate dirigiram-se ao local. No pedido de ajuda, o dono do cachorro disse, efetivamente, estar com receio de que o seu animal de estimação tivesse caído por um cano de esgoto existente no seu quintal.

Isto porque, sem que o proprietário soubesse, a tampa do cano em causa tinha sido removida no dia anterior, por empreiteiros, para que pudessem levar a cabo trabalhos de manutenção na propriedade. O pequeno cachorro acabou por cair até uma profundidade de cerca de um metro, tendo depois sido incapaz de sair de lá sozinho.

Já no local, as equipas de resgate ouviram, de imediato, o cão a ganir. "O dono dirigiu-nos para a parte de trás da propriedade onde estava o cano, e pudemos ouvir o cachorro a gritar por ajuda com tudo o que tinha", explicou Heidi, que esteve envolvida no procedimento.

Concluindo que o processo de resgate era impossível de efetuar com os instrumentos que tinham ao seu dispor, seria a vez de um canalizador local, Gary, auxiliar, com recurso a equipamento industrial especializado. Isto numa altura em que as preocupações acerca do estado de saúde do animal eram já elevadas, visto que já não se alimentava há várias horas e estava em risco de hipotermia, pelo facto de parte do seu corpo estar dentro de água.

"Conseguíamos ver através de uma câmara que o cachorro estava parcialmente submerso na água, o que tornou a operação de salvamento ainda mais crítica", explicou ainda Heidi, que acrescentou: "Assim que tivemos a localização do cachorro, começámos todos a cavar". Tudo isto foi feito com a maior tranquilidade possível, apesar da urgência da situação, de forma a não assustar o cão.

Depois de tudo, o pequeno cão acabou mesmo por sair em segurança do cano de esgoto e por reunir-se, novamente, com a mãe e a restante ninhada. Numa clínica local, concluiu-se que o cachorro acabaria por ter uma recuperação total.

Leia Também: Corpo de mulher esteve escondido em garagem durante 7 anos na Austrália

Recomendados para si

;
Campo obrigatório