Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

"Combater a migração ilegal é uma prioridade" para Roma e Ancara

A luta contra a migração clandestina é uma prioridade para a Itália e para a Turquia, disse hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE) italiano, Antonio Tajani, após conversações em Ancara com o seu homólogo turco, Mevlut Cavusoglu.

"Combater a migração ilegal é uma prioridade" para Roma e Ancara
Notícias ao Minuto

15:17 - 13/01/23 por Lusa

Mundo Migrações

"Combater a migração ilegal é uma prioridade estratégica para nossos Governos [que visa] também estabilizar a Líbia e os Balcãs", afirmou Tajani, numa mensagem publicada na rede social Twitter, agradecendo a Cavusoglu pela reunião mantida na capital turca.

"Estamos a trabalhar para fortalecer as nossas relações económicas, também através de um fórum empresarial em Istambul", referiu ainda.

Em conferência de imprensa, o ministro italiano explicou que a estabilidade da Líbia é uma prioridade para Roma e para Ancara e sublinhou que Itália está a ajudar nos esforços para realizar eleições no país do norte da África, referindo que o escrutínio "permitirá ao país ter um Governo".

Antonio Tajani referiu ainda ter convidado o enviado das Nações Unidas no território líbio para ir a Roma, defendendo que ajudar a estabilidade da Líbia "também significa reduzir os fluxos migratórios" para a Europa.

Itália é abrangida pela chamada rota do Mediterrâneo Central, uma das rotas migratórias mais mortais, que sai da Líbia, Argélia e da Tunísia em direção à Europa, nomeadamente aos territórios italiano e maltês.

A Líbia é um país imerso num caos político e securitário desde a queda do regime de Muammar Kadhafi em 2011 e tornou-se num terreno fértil para as redes de tráfico ilegal de migrantes e situações de sequestro, tortura e violações.

Leia Também: Itália: "Estamos a fazer tudo o que podemos pela Ucrânia"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório