Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Turquia convoca embaixador sueco em protesto contra "ato odioso"

A Turquia convocou esta quinta-feira o embaixador sueco em Ancara para manifestar o seu desagrado após um boneco que se assemelhava ao Presidente Recep Tayyip Erdogan ter sido colocado, na pose de enforcado, no edifico da câmara municipal de Estocolmo.

Turquia convoca embaixador sueco em protesto contra "ato odioso"
Notícias ao Minuto

18:17 - 12/01/23 por Lusa

Mundo Erdogan

A situação foi relatada pela estação televisiva turca TRT e motivou uma resposta imediata de Ancara.

Hoje, responsáveis turcos definiram o incidente de "propaganda terrorista" pelos apoiantes do ilegalizado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e de outros grupos militantes curdos.

A TRT disse que o embaixador sueco foi informado sobre a forte condenação da Turquia de tal situação que classificou como um "ato odioso".

Os responsáveis turcos também sublinharam que esta atuação contraria um acordo firmado pela Turquia com a Suécia e Finlândia, no qual os dois países nórdicos se comprometeram em reprimir os militantes curdos exilados e quando aguardam a aprovação turca para concretizar o processo de adesão à NATO.

Em novembro, o mesmo embaixador também foi convocado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros turco após imagens que alegadamente insultavam Erdogan terem sido projetadas na fachada do edifício da embaixada turca em Estocolmo.

A Suécia e a Finlândia prescindiram da sua tradicional política de não-alinhamento militar e pediram a adesão à Aliança Atlântica na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022.

A Turquia, que integra a NATO, ainda não confirmou a adesão dos dois países escandinavos, que requer de aprovação unânime dos atuais 30 Estados-membros da organização.

Leia Também: Um dos jogos mais esperados deste início de 2023 recebeu novo trailer

Recomendados para si

;
Campo obrigatório