Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

"Mãe, fica calma". Menino de 5 anos desaparecido nas cheias da Califórnia

A mãe da criança revelou as últimas palavras que o menino disse antes de serem separados pelas águas.

"Mãe, fica calma". Menino de 5 anos desaparecido nas cheias da Califórnia
Notícias ao Minuto

17:40 - 12/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Califórnia

As autoridades do estado norte-americano da Califórnia procuram, desde segunda-feira, Kyle Doan, um menino de cinco anos que foi arrastado por uma enxurrada provocada pelas fortes cheias dos últimos dias. Antes de desaparecer, a criança pediu à mãe para “ficar calma”.

O incidente ocorreu pelas 7h45 da manhã de segunda-feira [15h45 em Lisboa] em Paso Robles, quando Kyle e a mãe estavam a caminho da escola, onde a criança estuda e a mãe é professora.

Durante o trajeto, o veículo ficou preso e com a subida do nível da água a mãe decidiu sair do veículo e agarrar-se a uma árvore. Ainda tentou retirar o filho do carro, mas as portas traseiras não abriam. Pediu-lhe então que tentasse sair pelos bancos da frente, enquanto o tentava agarrar. “Consegui sentir os dedos dele a escorregar dos meus”, disse a mãe do menino, Lindsy Doan, à agência de notícias Associated Press (AP).

“Mãe, está tudo bem”, disse a criança, antes de se separarem. “Fica calma”.

Após algum tempo, pessoas presentes no local conseguiram tirar a mãe. Já o menino acabou por ser arrastado.

“Ontem cheguei ao ponto em que penso que fiquei sem lágrimas”, contou a mulher à agência de notícias Associated Press (AP). “Simplesmente já não sei o que esperar. Tentei fazer uma pesquisa no Google: Quanto tempo é que uma criança pode ficar sem comer? Quanto tempo pode ficar com a roupa molhada? Estamos preocupados porque não sei se eles vão conseguir encontrá-lo”, acrescentou.

As buscas por Kyle concentram mais de cem pessoas, incluindo membros da Guarda Nacional da Califórnia e equipas de mergulhadores. Suspeita-se que o menino tenha sido arrastado até um riacho próximo e, até ao momento, apenas foi possível encontrar um dos seus sapatos. 

À AP, Collins, uma das pessoas que resgatou Lindsy, afirmou que viu a mulher a lutar para se manter a flutuar e um outro corpo, que parecia já sem vida. Por isso, decidiu concentrar os seus esforços em salvar a mulher. 

Grande parte do estado da Califórnia está a ser atingido por uma forte tempestade de inverno em que as chuvas torrenciais já provocaram inundações, corte de estradas, quedas de árvores e cortes de energia em dezenas de milhares de residências. Há, pelo menos, 18 vítimas mortais. 

Leia Também: "Evacuação obrigatória". Harry e Meghan, Oprah e Ellen recebem aviso

Recomendados para si

;
Campo obrigatório