Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Tropas ucranianas iniciam treino de mísseis Patriot já na próxima semana

O envio dos Patriot foi anunciado em dezembro, aquando da visita do presidente ucraniano a Washington. Volodymyr Zelensky considerou que será "um passo muito importante na criação de um espaço aéreo seguro para a Ucrânia".

Tropas ucranianas iniciam treino de mísseis Patriot já na próxima semana
Notícias ao Minuto

15:30 - 10/01/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

Os ucranianos devem começar o treino do sistema de mísseis Patriot nos Estados Unidos já na próxima semana. A notícia foi avançada em exclusivo pela CNN, que cita duas autoridades americanas.

De acordo com a estação de televisão, o programa de treino vai ser realizado em Fort Sill, em Oklahoma, "um dos quatro locais de treino básico do Exército e que abriga a escola de artilharia de campo do serviço, que treina militares há mais de um século".

Segundo a subsecretária adjunta de Defesa para Rússia, Ucrânia e Eurásia, Laura Cooper, o treino para os militares ucranianos deve ocorrer durante "vários meses", sem dar "um prazo específico" para o término.

Recorde-se que a cadeia televisiva norte-americana CNN assegurou, em meados de dezembro, que o presidente norte-americano, Joe Biden, está a ultimar os detalhes sobre o envio dos Patriot à Ucrânia, uma decisão que poderia ser anunciada ainda esta semana.

Aquando da visita do presidente ucraniano aos EUA, Joe Biden e Volodymyr Zelensky destacaram que o sistema de mísseis de defesa Patriot, que os Estados Unidos vão fornecer à Ucrânia, será fundamental para a criação de um espaço aéreo seguro para os ucranianos.

O envio dos Patriot "é um passo muito importante na criação de um espaço aéreo seguro para a Ucrânia", sublinhou o Presidente ucraniano, no final de uma conferência de imprensa ao lado do homólogo norte-americano, após uma reunião bilateral na Casa Branca.

Zelensky frisou que este sistema de mísseis, que os EUA vão fornecer pela primeira vez desde o início da invasão russa da Ucrânia, que dura há mais de 300 dias, ajudará a conter os "ataques às infraestruturas".

O governante ucraniano adiantou ainda que discutiu com Biden o que é necessário para os ucranianos sobreviverem ao inverno, referindo que "proteger as pessoas é uma necessidade humanitária".

Joe Biden realçou que o sistema Patriot iria demorar algum tempo a estar operacional, mas assegurou que será prestada a formação necessária.

Leia Também: Ucrânia. Alemanha anuncia envio de veículos blindados e mísseis Patriot

Recomendados para si

;
Campo obrigatório