Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Baleia e vários golfinhos encontrados mortos na costa no sul da Galiza

Nas costas galegas foram registados um total de 316 animais encalhados durante o ano de 2022, 250 dos quais são cetáceos. Estes números estão acima da média das últimas três décadas.

Baleia e vários golfinhos encontrados mortos na costa no sul da Galiza
Notícias ao Minuto

14:09 - 10/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

As tempestades dos últimos dias fizeram com que o mar arrastasse vários cadáveres de cetáceos, nomeadamente golfinhos, para a costa de Sanxenxo e outras zonas das Rías Baixas, na Galiza, em Espanha.

Segundo a Coordenadora para o Estudo dos Mamíferos Marinhos (Cemma), citado pelo jornal El Mundo, na praia de Lanzada foi localizado o corpo de uma baleia bebé na noite de domingo. E, por exemplo,  a Câmara Municipal de Sanxenxo avançou, esta terça-feira, que um golfinho, já sem vida, foi avistado na tarde de ontem na praia daquela região.

O Grupo de Investigação e Resgate de Mamíferos Marinhos (Gremmar) e o Departamento de Meio Ambiente deslocaram-se para o local para proceder à retirada do mamífero do areal.

Nas costas galegas foram registados um total de 316 animais encalhados durante o ano de 2022, 250 dos quais são cetáceos, um valor acima da média dos últimos 30 anos. Segundo a Europa Press, o Cemma sublinha que este número "é bastante superior à média anual dos últimos três décadas".

Leia Também: Investigadores portugueses captam momento de luto entre golfinhos-roazes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório