Procurar

"A marcha dos idiotas será um parágrafo vexatório na história do país"

Num editorial, o jornal Folha de São Paulo deixou duras críticas aos apoiantes de Bolsonaro e pediu consequências na Justiça.

"A marcha dos idiotas será um parágrafo vexatório na história do país"

© Getty Images

Notícias ao Minuto
09/01/2023 09:07 ‧ há 2 anos por Notícias ao Minuto

Mundo

Brasil

Horas depois da invasão por apoiantes de Jair Bolsonaro nas sedes dos três poderes do Estado brasileiro, no domingo, o jornal Folha de São Paulo publicou um editorial em que descreveu com fortes palavras os invasores, apelando a consequências na justiça contra quem "afronta a democracia".

No texto de opinião, assinado pelo jornal, é dito que "o punhado de imbecis criminosos que vandalizou prédios da cúpula dos três poderes em Brasília não conta com o apoio da imensa maioria da sociedade brasileira, que endossa os valores democráticos e respeita o resultado das urnas".

Deixando críticas diretas à propagação de notícias falsas sobre fraude eleitoral, especialmente por parte de Jair Bolsonaro - um ex-presidente que, diz o texto, "se escafedeu em silêncio para o exterior" -, a Folha deixa claro que os atos de "cobardia, estupidez e espírito de manada" não vão derrubar a democracia brasileira. "As instituições do Estado de Direito, que se fortalecem há quatro décadas, estão a salvo da boçalidade de poucos vândalos", afirma.

O jornal, um dos mais prestigiados do país, assume um tom ríspido, ao declarar que "a marcha dos idiotas será em um futuro próximo apenas um parágrafo vexatório da história do país".

"Não pode, no entanto, ser minimizada agora. O que fizeram os arruaceiros de Brasília, por patéticos que se mostrem, foi gravíssimo", realça.

Assim, a Folha de São Paulo apela que "os líderes da malta" sejam "identificados, investigados e punidos nos limites máximos da lei", nomeadamente "eventuais financiadores e apoiadores instalados em cargos públicos, idem, com agravantes".

"A desídia das forças de segurança, em particular do governo do Distrito Federal, é indesculpável e merece apuração rigorosa. O governador Ibaneis Rocha (MDB), um bolsonarista dissimulado, exonerou o secretário responsável, Anderson Torres, ex-ministro e sabujo de Jair Bolsonaro (PL). É pouco", refere ainda o jornal, relativamente à aparente conivência por parte das forças de segurança em Brasília. De recordar que várias imagens circularam nas redes sociais de polícias a tirar fotografias com os invasores, permitindo a livre circulação de milhares de pessoas para o interior do Palácio do Planalto.

Entretanto, o juiz Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, afastou o governador do Distrito Federal durante 90 dias, apontando para uma "conduta dolosamente omissiva".

Numa nota final, a Folha de São Paulo acrescenta que as autoridades, o governo e Lula da Silva devem "demonstrar à população que a normalidade democrática está e será preservada, a despeito de rosnados de minorias raivosas que imitam os derrotados do Capitólio americano".

"O país tem problemas mais importantes a enfrentar", remata.

Até esta madrugada, as autoridades tinham detido cerca de 300 pessoas pela invasão e vandalização no Congresso, no Palácio do Planalto e no Supremo Tribunal.

Enquanto Lula da Silva condenou os atacantes num discurso inflamado, considerando os invasores "nazistas, fascistas e vândalos", o ex-presidente demarcou-se da violência e falou em acusações "sem provas".

Leia Também: AO MINUTO: Bolsonaristas roubaram armas; Governador afastado

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10