Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Invasão em Brasília? Jornalistas relatam agressões de 'bolsonaristas'

Vários fotógrafos e repórteres de imagem foram agredidos nas ações violentas ocorridas hoje em Brasília, quando milhares de apoiantes do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram a sede dos três poderes na capital brasileira.

Invasão em Brasília? Jornalistas relatam agressões de 'bolsonaristas'
Notícias ao Minuto

23:01 - 08/01/23 por Lusa

Mundo Brasil

Vários jornalistas de televisões que cobrem os atos golpistas também denunciaram o roubo dos seus equipamentos de trabalho e disseram ter sofrido ataques durante as violentas manifestações.

Entre eles, uma fotojornalista do site Metrópoles foi agredida a socos e pontapés por dez homens, que roubaram as câmaras, segundo outro jornalista desse meio de comunicação.

Um grupo de manifestantes obrigou um fotógrafo da agência espanhola de notícias EFE a apagar as imagens da sua máquina fotográfica, próximo do Palácio do Planalto, sede do Executivo.

Os radicais, que não reconhecem o resultado das eleições presidenciais de 30 de outubro, nas quais o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva derrotou o ex-presidente Jair Bolsonaro, pedem uma intervenção militar para derrubar o novo Governo.

Durante a incursão, os 'bolsonaristas' causaram diversos estragos no interior das sedes dos três poderes. Muitos deles estavam acampados em frente ao quartel-general do Exército, em Brasília, desde o dia seguinte a segunda volta das eleições presidenciais.

O Presidente brasileiro decretou a intervenção federal em Brasília depois de centenas de apoiantes do ex-presidente Jair Bolsonaro terem invadido e vandalizado o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF), sedes dos poderes legislativo, executivo e judicial.

Os manifestantes, que furaram as barreiras de proteção da polícia, pedem uma intervenção militar para derrubar o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma semana após a sua tomada de posse.

A Polícia Militar conseguiu, entretanto, recuperar o controlo da sede do STF, do Congresso e do Palácio do Planalto e o chefe de Estado brasileiro prometeu que todos os responsáveis pelas invasões serão punidos.

Leia Também: Brasil. Advocacia-Geral da União pede prisão para envolvidos em invasão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório