Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

As imagens da celebração do primeiro Natal Ortodoxo na Ucrânia em guerra

Passou quase um ano desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, a 24 de fevereiro.

Notícias ao Minuto

19:33 - 07/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Centenas de pessoas reuniram-se, este sábado, para celebrar o Natal Ortodoxo na Ucrânia, enquanto decorre o cessar-fogo anunciado por Moscovo, que entretanto foi quebrado.

A pedido da Igreja Ortodoxa (autocéfala) da Ucrânia, foi celebrado o Natal na Catedral Pechersk Lavra, em Kyiv, depois de o Estado ucraniano ter retomado o edifício. Foi a primeira vez em 300 anos que se ouviu uma missa em ucraniano no local.

O ministro da Cultura da Ucrânia tinha declarado, na quinta-feira, a retoma da Catedral, que tem servido como sede da Igreja Ortodoxa Ucraniana sob jurisdição do Patriarcado de Moscovo.

Residentes e convidados da cidade de Lviv celebraram o Natal de acordo com o calendário juliano e ouviram canções de Natal interpretadas por grupos de teatro, em Lviv, Ucrânia.

Na cidade de Kostyantynivka, na região de Donetsk, dezenas de pessoas participaram numa missa para assinalar a véspera de Natal Ortodoxo. A missa foi realizada na cave da igreja e todas as janelas foram protegidas com sacos de areia.

Sublinhe-se que a maioria dos países ortodoxos, incluindo a Rússia e a Ucrânia, segue o calendário juliano, em que o Natal está previsto para 7 de janeiro.

Na quinta-feira, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, decretou um cessar-fogo de 36 horas entre o meio-dia de 6 de janeiro e a meia-noite de 7, em resposta ao apelo deixado pelo Patriarca Kirill, que pediu 'tréguas' para o Natal Ortodoxo. 

Face ao anúncio, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou a Rússia de tentar "usar o Natal como disfarce" para deter o avanço de Kyiv e reagrupar as suas tropas.

As tréguas foram quebradas quando os dois países trocaram fogo de artilharia durante a madrugada e a manhã deste sábado.

Passou quase um ano desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, a 24 de fevereiro. Apesar do terror, alguns ucranianos continuam a procurar alguns momentos de normalidade, tal como ocorreu em Lviv, no oeste da Ucrânia, onde ocorreu uma celebração ortodoxa da véspera de Natal.

Veja a galeria acima.

Leia Também: Rússia garante respeitar cessar-fogo, apesar de disparos ucranianos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório