Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Índia busca soluções para colapso de cidade nos Himalaias

O aparecimento de rachas profundas em mais de uma centena de casas alertou as autoridades da Índia para o afundamento do terreno onde fica a cidade de Joshimath, no norte do país, levando à retirada de centenas de famílias.

Índia busca soluções para colapso de cidade nos Himalaias
Notícias ao Minuto

13:21 - 07/01/23 por Lusa

Mundo Índia

Pushkar Singh, chefe de governo do estado de Uttarakhand, no norte da Índia, visitou hoje a cidade afetada, onde viu um grande número de fendas visíveis em estradas e casas, bem como os escombros espalhados pela cidade, segundo imagens da televisão indiana NDTV.

Localizado nas proximidades dos Himalaias, a uma altitude de 1.890 metros, Joshimath foi construída num terreno propenso a deslizamentos de terra e que sofreu extensa erosão nos últimos anos devido a chuvas extremas.

Além destes fatores externos, a falta de planeamento no desenvolvimento urbano da cidade, onde estão atualmente a ser construídos vários túneis associados a um projeto hidroelétrico, tem servido para o afundamento do seu solo, revelaram os especialistas.

Assim, o aprofundamento das rachas provocou o desabamento de um templo local na sexta-feira, mesmo dia em que as autoridades locais ordenaram a retirada imediata de mais de 600 famílias, além do envio de forças especializadas na gestão de desastres naturais para tentar para resolver a situação.

"Salvar vidas é nossa primeira prioridade. Autoridades foram solicitadas a transferir cerca de 600 famílias que vivem em casas em perigo em Joshimath para lugares seguros", disse Singh durante uma conferência de imprensa na sexta-feira, após uma reunião com seu gabinete.

Os moradores fizeram vários protestos e bloquearam estradas nos últimos dias a exigir que o seu caso fosse ouvido, já que as más condições de muitas casas forçaram muitos a sair prematuramente.

Apesar de um relatório alertar em 1976 para o afundamento da área, a cidade continuou a construir hotéis e outros edifícios voltados para o turismo, já que Joshimath está numa rota importante dos peregrinos para os santuários hindus e sikhs nas proximidades.

Agora, as atividades de construção foram temporariamente interrompidas.

A região testemunhou chuvas extremas num curto período de tempo - que resultou na morte de centenas de pessoas em 2013, bem como em graves inundações em 2021. Especialistas dizem que o rápido encolhimento das geleiras, em parte devido à mudança climática, também é outra razão pela qual a região é atingida por repetidos desastres.

Leia Também: Confrontos. Índia acusa China de querer "alterar status quo" na fronteira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório