Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Sobe para três o número de mortos em naufrágio junto a Lampedusa

A descoberta do cadáver de uma mulher elevou hoje para três o número de mortos no naufrágio de uma embarcação com cerca de 30 migrantes junto às costas da ilha italiana de Lampedusa, na rota migratória do Mediterrâneo central.

Sobe para três o número de mortos em naufrágio junto a Lampedusa
Notícias ao Minuto

12:32 - 07/01/23 por Lusa

Mundo Migrações

O corpo da mulher foi localizado hoje por um pesqueiro tunisino que participava nas operações de resgate após se terem encontrado os cadáveres de uma criança de cerca de um ano e de um homem adulto, segundo a imprensa local.

A precária embarcação, que tinha saído da Tunísia, virou-se na sexta-feira a cerca de 38 milhas de Lampedusa, tendo sido resgatadas cerca de 30 pessoas, incluindo um recém-nascido transferido de imediato por um navio da Guarda Costeira para o porto de Favarolo.

Foi depois levado ao hospital, juntamente com outros três sobreviventes que se encontravam em estado grave, segundo as mesmas fontes, enquanto os restantes migrantes resgatados foram embarcados em navios da Marinha e da Guarda Costeira italianas.

A Procuradoria de Agrigento, na Sicília, abriu uma investigação sobre o incidente e irá ouvir os testemunhos dos sobreviventes.

Na manhã de quinta-feira, o corpo de outro migrante foi recuperado nas águas do recife de Cala Uccello, em Lampedusa, ilha italiana que se situa a meio caminho entre o norte de África e a Europa, sendo ponto de chegada frequente de muitas embarcações precárias com migrantes a bordo.

O presidente da câmara municipal de Lampedusa, Filippo Mannino, alertou hoje para a degradação da situação no Mediterrâneo central e pediu ao Governo italiano uma "lei especial" para ajudar a administrar a rota migratória mais mortal da Europa.

"Estamos perante uma guerra, muitos não sabem ou fingem que não sabem", denunciou, em declarações à comunicação social.

Segundo dados hoje avançados pelo Ministério do Interior italiano, nos primeiros cinco dias deste ano, já desembarcaram na costa italiana 2.556 migrantes que partiram do norte de África, o que representa uma subida de quase 600% em relação aos 368 que o fizeram no mesmo período de 2022.

Leia Também: Navio humanitário Ocean Viking resgata 37 refugiados ao largo da Líbia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório