Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Juiz mexicano congela extradição de Ovidio Guzman para EUA

Um juiz federal mexicano congelou hoje a extradição para os EUA de Ovidio Guzmán, um dos filhos de 'El Chapo' Guzmán mais procurados pelos polícias norte-americanos, depois de ter sido detido na quinta-feira.

Juiz mexicano congela extradição de Ovidio Guzman para EUA
Notícias ao Minuto

19:23 - 06/01/23 por Lusa

Mundo México

A decisão do juiz parte dos recursos dos advogados da defesa, que tinham solicitado a suspensão do processo de extradição.

O exército mexicano deteve na quinta-feira Ovidio Guzmán no Estado de Sinaloa. Depois transferiu-o para a prisão onde esteve o seu pai, em 2015, de onde este fugiu.

Antes da decisão do juiz, o presidente do México, López Obrador, recusou em conferência de imprensa que a eventual extradição viesse a ser decidida de forma rápida.

Os EUA, que apresentaram o pedido de extradição em 2019 e ofereciam cinco milhões de dólares pela captura de Ovídio Guzmán, imputam ao traficante de droga delitos relacionados com a introdução de estupefacientes no país.

Pelo menos 29 pessoas foram mortas na vaga de violência iniciada quinta-feira no estado mexicano Sinaloa (norte) após a detenção de Ovídio Guzmán.

Leia Também: Pelo menos 29 mortos no México após detenção do filho de 'Chapo' Guzmán

Recomendados para si

;
Campo obrigatório