Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Confrontos entre polícia e cartel após detenção de filho de 'El Chapo'

A detenção ocorreu na madrugada de hoje

Confrontos entre polícia e cartel após detenção de filho de 'El Chapo'
Notícias ao Minuto

23:39 - 05/01/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo México

Sinaloa, no México, vive horas de violência após a detenção, esta manhã, de Ovidio Guzmán López, filho do conhecido traficante Joaquín 'El Chapo' Guzmán.

Nas últimas horas, proliferam atos de violência e bloqueios de estradas em diferentes pontos da cidade de Culiacán, em Sinaloa, mas também inúmeros confrontos entre elementos armados do cartel e elementos do Exército mexicano.

Assim, instituições culturais públicas e privadas em todo o estado anunciaram a suspensão de suas atividades até novo aviso. As aulas foram suspensas e também o governo de Sinaloa e a Câmara Municipal de Culiacán anunciaram a suspensão do trabalho no setor público e recomendaram que a população “fique em casa”.

A detenção ocorreu na madrugada de hoje, numa operação em que estiveram envolvidos elementos do Exército Nacional, da Guarda Nacional e de outras instituições de segurança e que foi o resultado de seis meses de trabalho.

Ovidio é quem lidera a fação 'Los Menores', ligada ao cartel do Pacífico, gerador de violência em quatro estados e na região noroeste do país.

O cenário que se vive é em muito parecido com o que se viveu em 2019, aquando da primeira detenção de Ovidio Guzmán. À data, as autoridades foram forçadas a libertar Ovidio ao fim de 24 horas para conter a escalada da violência.

Ovidio Guzmán López, 'El Ratón', juntamente com o seu irmão Joaquín Guzmán López, é acusado nos Estados Unidos por associação criminosa relacionada com drogas ilícitas.

De acordo com as autoridades norte-americanas, os irmãos conspiraram para distribuir cocaína, metanfetamina e canábis nos Estados Unidos a partir do México e de outras partes do mundo de 2008 a 2018.

Já Joaquín 'El Chapo' Guzmán foi condenado a prisão perpétua nos Estados Unidos.

Leia Também: Ex-UFC detido no México por suspeitas de ter assassinado a namorada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório