Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Mar Egeu. Navio grego dispara tiros de aviso em incidente com barco turco

Um barco de patrulha da guarda costeira grega disparou hoje tiros de aviso para dissuadir um navio da guarda costeira turca que alegadamente tentava abalroá-lo no mar Egeu oriental, disseram as autoridades de Atenas.

Mar Egeu. Navio grego dispara tiros de aviso em incidente com barco turco
Notícias ao Minuto

16:36 - 05/01/23 por Lusa

Mundo Grécia

A declaração da guarda costeira grega, em altura de elevadas tensões entre os dois países vizinhos, refere que "a tripulação disparou tiros de aviso num setor seguro e o navio da guarda costeira turca retirou-se" em direção à costa da Turquia.

Os tiros foram disparados para o ar, segundo a mesma fonte, que não fez qualquer menção a feridos ou danos em qualquer dos navios, no incidente a sudoeste do ilhéu grego de Farmakonissi, dentro das águas territoriais da Grécia.

Não houve reação imediata por parte da Turquia.

Grécia e a Turquia, rivais regionais históricos e aliados da NATO, têm vivido um crescendo de tensão ao longo dos últimos três anos.

A guarda costeira grega disse que o seu navio tinha estado numa missão para identificar três barcos de pesca turcos em águas gregas ao largo de Farmakonissi e que a tripulação grega abriu fogo depois de "ser incomodada" pelo barco da guarda costeira turca, que fez "manobras perigosas com a intenção de abalroar" o navio grego.

Os dois países, que estiveram à beira da guerra três vezes desde 1974, têm disputas de décadas sobre as fronteiras do mar Egeu e a ilha de Chipre, dividida pela guerra no Mediterrâneo Oriental.

As relações deterioraram-se rapidamente nos últimos anos, com os fluxos migratórios da Turquia e a prospeção de gás em águas disputadas a alimentarem a desconfiança existente e as queixas históricas entre gregos e turcos, que remontam há séculos.

As autoridades turcas acusam também a Grécia de militarizar as suas ilhas orientais do mar Egeu, e o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, tem aludido repetidamente à invasão da Grécia nos últimos meses.

A Grécia contrapõe que precisa de defender as suas ilhas de um possível ataque turco.

Leia Também: Turquia acusa Grécia de querer sabotar negociações sobre disputas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório