Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Ovidio Guzmán, filho de El Chapo, detido em megaoperação

Após uma operação liderada pelo Exército Mexicano, Ovidio Guzmán - filho de El Chapo - foi capturado em Culiacán, Sinaloa.

Ovidio Guzmán, filho de El Chapo, detido em megaoperação
Notícias ao Minuto

16:36 - 05/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo México

Ovidio Guzmán, conhecido como El Ratón e  filho de Joaquín El Chapo Guzmán, foi detido esta quinta-feira em Culiacán, Sinaloa, avançam os meios locais. 

Durante a megaoperação, que decorreu pela manhã, houve tiroteios, bloqueios de estradas e roubos em diferentes pontos da cidade. Houve ainda confrontos entre grupos armados e elementos do Exército Mexicano, que também utilizaram helicópteros de combate.

Um secretário de estado pediu à população que se mantenha em casa tendo em conta os confrontos com armas de fogo. 

Ovidio Guzmán será transferido para uma unidade da Procuradoria Geral da República ou diretamente para um uma prisão federal.

Esta não é a primeira vez que a detenção do filho de El Chapo desencadeia o caos. Em 17 de outubro de 2020, um dia já apelidado de 'Quinta-feira Negra', elementos da Secretaria da Marinha (Semar) capturaram Ovidio Guzmán em Culiacán.

Porém, por ordem do presidente Andrés Manuel López Obrador, foi libertado. Naquela tarde de outubro, veículos foram queimados e ataques armados foram registados em resposta à detenção. 

El Ratón faz parte de Los Chapitos, um grupo criminoso com presença na Cidade do México e formado precisamente pelos filhos de 'El Chapo': Iván Archivaldo e Jesús Alfredo Guzmán Salazar.

Leia Também: Atropela e mata polícia de trânsito no México. Mulher foi detida

Recomendados para si

;
Campo obrigatório