Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Amber será a primeira mulher transgénero a ser executada nos EUA

A menos que o governador do Missouri lhe conceda clemência, a reclusa, de 49 anos, receberá a injeção letal esta terça-feira, dia 3 de janeiro.

Amber será a primeira mulher transgénero a ser executada nos EUA
Notícias ao Minuto

10:38 - 03/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Pena de morte

Amber McLaughlin, de 49 anos, será a primeira mulher transgénero executada nos Estados Unidos (EUA), a menos que o governador do Missouri, Mike Parson, conceda clemência, esta terça-feira, dia em que está agendada a administração da injeção letal.

De acordo com a CBS, Amber foi condenada à morte por ter assassinado à facada a ex-namorada, em 2003, depois de a ter perseguido durante meses.

No passado dia 12 de dezembro, os advogados fizeram um pedido de clemência a Mike Parson com o objetivo de passar a sentença de Amber para prisão perpétua. Segundo a Defesa, a infância traumática e os problemas de saúde mental de Amber não foram tidos em conta durante o julgamento.

À CBS, os advogados revelaram que o pai adotivo de Amber chegou mesmo a esfregar fezes no seu rosto quando esta era apenas uma criança e usava uma arma de choques para a castigar. 

Desde que iniciou a transição de sexo, na prisão, há três anos, Amber mudou de atitude. Estava mais feliz e menos tímida. Anteriormente, tinha-lhe sido diagnosticada uma depressão e já se tinha tentado suicidar várias vezes.

Em 2022 foram executadas 18 pessoas nos EUA, duas delas no Missouri,  revela a organização contra a pena capital Death Penalty Information Center.

Para o dia 7 de fevereiro está marcada outra execução, a de Leonard Taylor, condenado à pena de morte por ter assassinado a namorada e os três filhos pequenos.

Leia Também: Dois adolescentes iranianos enfrentam pena de morte devido aos protestos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório